Fisiologia é área importante para atuação dos profissionais da Educação Física

Saiba mais sobre a carreira no programa da Rádio USP

 07/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 31/07/2018 as 15:13
Por
Cursos de Educação Física e Esporte são oferecidos pela USP em São Paulo e em Ribeirão Preto – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Abrace uma Carreira do dia 7 de junho ouviu a cientista e docente Patrícia Brum, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, para falar sobre a rotina dos profissionais que atuam em pesquisas no laboratório de Fisiologia. O programa trouxe também depoimentos de especialistas respondendo as perguntas dos ouvintes da Rádio USP.

Participaram da edição os alunos da USP Guilherme Seichin, Paula Bassi, Leonardo Hipólito, Vanessa Voltarelli, Janaina da Silva Vieira, Lucas Carrascoza, Ana Carolina e Rafael Ferreira.

Na área da Educação Física e da Fisiologia, a compreensão do exercício como meio para melhorar a vida de qualquer indivíduo, mesmo doente ou idoso, é relativamente recente. Patrícia Brum, especialista em fisiologia do exercício da EEFE, diz que até o início dos anos 1980 afirmava-se que pessoas com problemas cardíacos não deveriam fazer atividade física, para evitar a sobrecarga do coração. “Hoje, sabemos que a prática de exercícios físicos fortalece o músculo cardíaco e diminui a quantidade de substâncias tóxicas despejadas no organismo pelo bombeamento exagerado, típico de quem tem essa condição”, explicou a professora.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 1

Logo da Rádio USP

Bloco 2

Logo da Rádio USP

Bloco 3

Logo da Rádio USP

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. A produção e apresentação é da jornalista Miriam Ramos.

Sugestões e perguntas pelos e-mails: miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.