Museu do Ipiranga quer construir programação em diálogo com a sociedade

Por plataforma de videoconferência, processo de escuta coletiva vai ajudar no planejamento de curadoria e conteúdos de exposições e ações educativas

 21/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/09/2020 as 1:12
Por
Escutas coletivas fazem parte de processo de planejamento de reabertura do museu – Foto: Divulgação / PRCEU via Giro Cultural

.

Para ajudar na construção de futuras exposições e atividades educativas na reabertura em 2022, o Museu do Ipiranga está buscando um diálogo amplo com a sociedade num processo chamado “escutas coletivas”. O objetivo é trazer, por meio de conversas, conteúdos que nortearão os planejamentos curatoriais fixos e temporários, a aquisição de novos acervos, a implementação de ideias para os multimídias e a elaboração do plano educativo.

Além disso, com as escutas coletivas, o museu quer iniciar contatos com diferentes grupos para eventuais parcerias e projetos. Em agosto, por exemplo, os especialistas da instituição ouviram educadores numa pesquisa para reformular ações educativas e repensar formas de relações com visitantes e públicos de museus.

A próxima pesquisa acontece dia 26 de setembro, pela plataforma Zoom, com a proposta de ouvir responsáveis por crianças de 6 a 12 anos sobre o que essas pessoas têm a dizer a respeito de duas exposições que estão em planejamento atualmente, assim como de algumas temáticas educativas. Para participar das escutas coletivas, sobre vários temas do museu, os interessados podem se cadastrar preenchendo o formulário neste link.

Sobre o novo Museu do Ipiranga

Passando por obras de restauro, ampliação e modernização, o novo Museu do Ipiranga tem previsão de inauguração marcada para setembro de 2022. Ele está fechado para visitação do público desde 2013.

A obra é patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura e deve custar cerca de R$ 139,5 milhões, custeada por várias empresas: Banco Safra, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, Vale, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Pinheiro Neto Advogados, além da parceria da Fundação Banco do Brasil e da Caixa.

Para acompanhar os avanços na reforma, confira a série de vídeos Diário da Obra que está disponível numa playlist do canal do Museu do Ipiranga no YouTube. O museu também lançou no último dia 7 de setembro um clipe da música Paratodos, de Chico Buarque, com participação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coral da USP (Coralusp), em comemoração ao dia da Independência do Brasil. A iniciativa teve parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e pode ser conferida aqui.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.