
.
Os olhos ardem, a garganta resseca, as narinas queimam e os pulmões sufocam. É a vida humana em risco. A trajetória pensada antes como necessária para um mundo melhor agora é desafiada por queimadas, enchentes, altas e baixas temperaturas, secura do ar. A exposição Onde há fumaça: arte e emergência climática, que está em cartaz no Museu do Ipiranga desde novembro do ano passado, agora ganha catálogo. O lançamento ocorrerá no sábado, dia 8 de fevereiro, às 15h, com palestra do historiador e professor Luiz Marques. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 7 de fevereiro neste link. Todos os participantes receberão o catálogo gratuitamente.
Sob a curadoria do Micrópolis, grupo formado pelos arquitetos e pesquisadores Felipe Carnevalli, Marcela Rosenburg e Vítor Lagoeiro, o acervo histórico do Museu Paulista dialoga com obras de artistas contemporâneos, destacando o processo de degradação ambiental e social ao longo do tempo. O catálogo amplia esse debate, reunindo textos de pesquisadores, artistas e curadores, que conectam arte, ciência e emergência climática. Além da palestra, os curadores também participam de uma conversa sobre o projeto curatorial e editorial.
A mostra, que ficará em cartaz até março de 2025, reúne pinturas e fotografias de mestres, como Benedito Calixto e Henrique Manzo, e dialoga com trabalhos dos artistas Alice Lara, André Vargas, Assentamento Terra Vista, Bruno Novelli, davi de jesus do nascimento, Ed Hawkins, Eduardo Góes Neves, Grupo de Artes Dyroá Bayá, Jaime Lauriano, Luana Vitra, Mabe Bethônico, Márcio Verá Mirim, Hãmhi Terra Viva, Redes da Maré, Roberta Carvalho, (Se)cura humana, Uýra Sodoma e Xadalu Tupã Jekupé.
Programação
- Credenciamento: 14h30
- Roda de conversa sobre projeto curatorial e editorial: 15h
- Palestra com Luiz Marques: 16h
- Visitação à exposição: 17h30 às 18h30
Onde há fumaça – Lançamento do catálogo
Data: sábado, 8 de fevereiro
Local: Auditório do Museu (Piso Jardim)
Endereço: Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo
Inscrições até 7 de fevereiro neste link
Evento gratuito
A atividade contará com intérprete de Libras
Mais informações em https://museudoipiranga.org.br/evento/