Morre o pesquisador em genética Roland Vencovsky

Professor aposentado da Esalq, Vencovsky tinha vasta experiência na área de Genética Vegetal e Biométrica

 08/07/2016 - Publicado há 8 anos

Morreu no último dia 6 o professor Roland Vencovsky, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. O  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Coordenação de Comunicação, divulgou a nota de falecimento a seguir:

O CNPq lamenta imensamente o falecimento, ocorrido no último dia 6 de julho, do Prof. Roland Vencovsky, bolsista PQ 1A da área de Agronomia, um dos grandes nomes da pesquisa em genética e melhoramento de plantas, com vasta experiência na área de Genética Vegetal e Biométrica. Com vasta experiência na área de Genética Vegetal e Biométrica, atuou em programas de melhoramento nas espécies de milho, várias hortaliças, cana-de-açúcar, mamoneira, eucaliptos e muitas espécies arbóreas brasileiras.

Nascido no dia 10/06/1936 era professor aposentado da ESALQ/USP desde 1995, mas continuava atuando na docência e na pesquisa como professor visitante na mesma instituição, na categoria de professor titular sênior. Vencovsky foi um dos importantes colaboradores na implantação do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramentos de Plantas na Ufla, em 1986. Suas pesquisas e publicações científicas colaboram para o desenvolvimento dessa área no Brasil.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.