Morre o epidemiologista da USP Júlio César Pereira

Médico lecionava na Faculdade de Saúde Pública e já foi superintendente de Saúde da USP

17/05/2017 - Publicado há 7 anos
Professor atuava na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia – Foto: Adilson Godoy

Morreu na madrugada desta quarta-feira (17) o professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP Júlio César Rodrigues Pereira. O médico era docente do Departamento de Epidemiologia e tinha 65 anos.

O velório ocorrerá a partir das 14 horas e o sepultamento será às 16 horas de hoje no Cemitério Congonhas, em São Paulo.

Júlio César Rodrigues Pereira concluiu o doutorado em Epidemiologia pela FSP em 1995 e defendeu sua livre-docência em 2004. Era médico pela Escola Paulista de Medicina (1977) e mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Bristol (1989), no Reino Unido. Era professor associado da USP e professor de pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, tendo sido também superintendente de Saúde da USP.

Publicou dois livros, dois capítulos de livro, 70 artigos em periódicos especializados e tem 79 participações em congressos transcritas em anais de eventos ou periódicos.

Seu livro Análise de dados qualitativos registra mais de mil citações no Google Acadêmico. O ISI registra 48 de seus artigos que reúnem mais 500 citações e H-index = 11. O Scopus registra 52 de seus artigos, mais de 500 citações, H-Index = 11. Googles h-índex = 20.

Pereira participou como convidado de vários eventos no Brasil. Orientou cinco dissertações de mestrado e sete teses de doutorado nas áreas de saúde coletiva, medicina e administração. Recebeu quatro prêmios e/ou homenagens. Atuava na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 144 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP