Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber

Revista virtual gratuita produzida por Programa de Educação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP ajuda estudantes com dicas de bolsas, viagem, planejamento, custos e formas de financiamento

 Publicado: 10/11/2021
Por
Manual de Intercâmbio da FEA busca responder as principais dúvidas de quem quer estudar fora do Brasil – Imagem: Arte sobre foto/ Freepik

.
Já se perguntou quanto custa fazer um intercâmbio? Se você precisaria pagar tudo por conta própria ou se teria ajuda da Universidade e outras instituições? Onde ficar, como se locomover, o que comer, como se planejar financeiramente… Junto com a vontade de ter a experiência de uma formação e vivência internacional, aparecem muitas questões. O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA)
da USP lançou um material que pode ajudar quem sempre quis estudar fora do Brasil e fica perdido com tantos detalhes: o Manual de Intercâmbio, que busca responder as principais dúvidas de quem sonha em se lançar nessa aventura. 

A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades. 

A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros. 

Manual pesquisou custo de vida para intercâmbio nos destinos mais procurados pelo seu público – Foto: Reprodução/Manual PET FEA USP

.
Em seguida, o Manual traz um guia para os testes de proficiência nos idiomas dos destinos mais procurados pelos estudantes (inglês, espanhol, alemão, italiano, e francês) e uma pesquisa de gastos mensais para se viver em alguns desse países. A pesquisa foi feita em conjunto com alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP e traz uma média estimada do custo de vida em cidades procuradas para intercâmbio, o que pode ajudar no planejamento financeiro. 

A revista também traz um compilado das universidades mais e menos buscadas pelos estudantes da FEA, um guia para entender quais são e como funcionam os editais e bolsas para o intercâmbio, outras dicas para se financiar e planejar gastos, assim como relatos das experiências de quem já fez este processo para estudar fora do país. 

Se interessou? Baixe o e-book gratuitamente e confira a Feira de Intercâmbio deste ano, que contou com mais de 18 países presentes, além da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e CCInt da FEA.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.