Meteorologia é sinal de alta tecnologia e lucratividade, avalia professor

No programa “Abrace uma Carreira”, especialistas falam sobre a formação na área e as aplicações na economia e na sociedade

 28/09/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Foto: Anderson Rafael via Flickr – CC

Falar sobre o tempo é um recurso bem comum no nosso dia a dia, principalmente para iniciar uma conversa. Mas há quem saiba comentar o tema com muito mais propriedade e detalhes: o meteorologista. Para esclarecer o que é essa carreira e as possibilidades para quem se forma na área, o programa Abrace uma Carreira entrevistou Augusto José Pereira Filho, professor do Bacharelado em Meteorologia da USP.

O curso foi criado em 1977 e é oferecido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), no campus da Universidade na capital paulista.

Leia mais detalhes sobre o curso na reportagem

Além de falar ao público da Rádio USP, Pereira Filho esclareceu as dúvidas de alunos da Escola Técnica Estadual Paulistano que estavam no estúdio, acompanhados do professor Anselmo Pereira Bomfim. O programa foi ao ar no dia 28 de setembro.

A meteorologia, com seus métodos para previsão do tempo e do clima, é importante não apenas para saber o que vestir no dia. Ela tem aplicações em áreas como agricultura, recursos hídricos, abastecimento urbano e geração de energia elétrica. “Quem não tem esse serviço está perdendo dinheiro em qualquer setor. A tendência é que o mercado de trabalho se expanda, à medida que a sociedade reconheça a importância da meteorologia e da climatologia”, diz o professor Pereira Filho.

Ouça na íntegra o programa:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos, com a proposta de divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.