Meteorologia e aviação: como a ciência ajuda na segurança dos voos?

No dia 5 de agosto, Parque Cientec tem palestra falando sobre a influência da meteorologia no setor aéreo

02/08/2017 - Publicado há 7 anos
A meteorologia pode influenciar no desenvolvimento tecnológico da aviação – Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Acidentes aéreos costumam chamar a atenção na mídia. Dentre os fatores que podem causá-los, podem estar as condições atmosféricas. A meteorologia pode influenciar tanto na segurança de voo como no próprio desenvolvimento tecnológico da aviação. Quer saber como? Participe do próximo encontro do projeto Tardes Científicas, do Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP.

O tema é Meteorologia e aviação: A ciência promovendo o voo e sua segurança. O palestrante Vinícius Rocha vai falar como as ciências atmosféricas nos proporcionaram conhecimento para conquistar os ares desde antes dos primeiros aviões existirem, como os acidentes nos fizeram repensar modos mais seguros de voar e como a meteorologia nos ajudou e ainda auxilia nas viagens aéreas.

Rocha é bacharel em Física e mestre em Ciências/Meteorologia pela USP, instrutor em escola de aviação e desenvolvedor no Laboratório Storm-T (Sensoriamento Remoto Meteorológico de Tempestades) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

O encontro será no dia 5 de agosto, às 15 horas, no auditório do Parque Cientec, localizado na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico), em São Paulo.

Tardes Científicas são palestras promovidas pelo Cientec e abrangem temas muito diversos dentro da ciência, desde avanços científicos recentes até reflexões sobre estudos.

Mais informações: (11) 5077- 6312