Mestrado profissional foca em ciência de dados voltada à inovação

Oferecido pela USP, em São Carlos, pós-graduação está com inscrições abertas até 30 de abril

 04/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/06/2019 as 11:23
Mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria oferece vagas para ciências de dados – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai) do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMAI), um dos centros de pesquisa, inovação e difusão da Fapesp. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril através do site.

O edital está disponível para acesso na página do programa com as orientações sobre as inscrições. O curso de mestrado está aberto a alunos graduados em nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins e que estejam atuando ou que comprovem dois anos de atividade profissional no mercado de trabalho.

O resultado final será divulgado no dia 30 de maio no site do programa. Segundo o edital, serão avaliados a formação acadêmica, o currículo e o respectivo projeto de pesquisa, voltado para a área de atuação do candidato e que se encaixe dentro do programa.

Serão 20 vagas para trabalhar a ênfase em ciências de dados voltadas para a aplicação na área da agricultura, da saúde, de finanças e de infraestrutura. Professor do ICMC, Antônio Castelo também é coordenador do mestrado e explica que “a intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação, que o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, seja gerando produtos, patentes ou novos processos.”

A ex-coordenadora do mestrado e professora do ICMC da USP, em São Carlos, afirma que o diferencial do Mecai seria a inserção de profissionais do mercado no contexto universitário, podendo criar soluções para os problemas encontrados nas suas respectivas empresas. Daí a necessidade do terceiro critério avaliado para o processo seletivo, de criar um projeto para ser aplicado na indústria. O programa foi lançado em 2014 e, hoje, expandiu o enfoque das ciências de dados para outros campos, além de já contar com 19 mestrados concluídos.

Da Assessoria de Imprensa do ICMC

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.