Mergulho na Ciência inscreve crianças e professores para oficinas pela internet

Projeto de cultura e extensão do Instituto Oceanográfico da USP tem como objetivo incentivar o conhecimento científico; inscrições podem ser realizadas até 15 de junho

01/06/2021 - Publicado há 3 anos
Atividades serão oferecidas no formato on-line – Foto: 123RF

.

Estão abertas as inscrições para a edição de 2021 do projeto Mergulho na Ciência USP, que acontecerá de forma remota entre os meses de julho e setembro. A iniciativa, que tem como objetivo incentivar o ingresso de jovens no mundo da ciência, é destinada a estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e de países falantes da língua portuguesa.

Ao todo, as aulas passarão por 11 temas dentro das Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Humanas, da Saúde e Engenharia. Assuntos como Astronomia, Oceanografia, Neurociências e Evolução serão ministrados por cientistas da USP, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os alunos também receberão material complementar e certificado ao final do curso.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, por meio do site do projeto, neste link. As primeiras atividades têm início dia 24 de julho e seguem até o final de setembro. Visando a maior inclusão social, todas as aulas serão traduzidas para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os estudantes podem escolher entre duas modalidades de inscrição:

De Frente com as Cientistas

Aqui, os encontros serão feitos de forma remota, via Google Meet, nas manhãs de quatro sábados entre os meses de julho e agosto. Dentre os inscritos, serão sorteados 150 estudantes — 75 de escolas públicas e 75 de particulares — para participar das aulas. Nessa modalidade, além das gravações as cientistas palestrantes estarão disponíveis para um bate-papo e atividades ao vivo. A presença dos estudantes será computada e o certificado será emitido àqueles que obtiverem mais de 75% de presença.

Educação a Distância

Nessa modalidade, todos os inscritos podem participar. O conteúdo do curso será disponibilizado durante os meses de julho e setembro na plataforma on-line congresse.me. O material será composto de gravações das palestras de cientistas brasileiras, atividades complementares e avaliativas, que serão liberadas a cada semana. O participante poderá concluí-las no momento que preferir e o certificado será emitido após a realização de testes curtos ao final de cada módulo do curso.

Além dos estudantes, monitoras da graduação e pós-graduação de universidades públicas e particulares do Brasil também podem se inscrever na modalidade ao vivo do projeto. Elas serão responsáveis por supervisionar e auxiliar os alunos, além de participar dos processos de ensino e aprendizagem e praticar habilidades de liderança.

Professores do ensino fundamental podem se inscrever no curso, caso queiram utilizar o curso como material complementar às suas aulas. Para isso, devem preencher o formulário específico para professores e orientar que seus alunos se inscrevam na modalidade de Educação a Distância no formulário de estudantes.

O Mergulho na Ciência USP é uma parceria entre o Instituto Oceanográfico (IO) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, com o objetivo de inserir crianças e jovens na ciência. Nos anos anteriores, o projeto realizou cursos, palestras, oficinas e aulas presenciais e gratuitas, dentro da Universidade. Entretanto, com a pandemia, o curso foi adaptado para o formato on-line.

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://mergulhonaciencia.com ou pelo e-mail mergulhonaciencia@gmail.com.

Acompanhe o projeto também pelas rede social: www.facebook.com/mergulhonacienciausp

.