Material orienta sobre isolamento domiciliar de pacientes com covid-19

Projeto da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP aborda desde cuidados com a casa até o momento de sair do isolamento

Ilustração: Reprodução/Folder – EERP/USP

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP elaboraram um material para orientar pessoas com covid-19 e necessariamente em isolamento domiciliar e os seus cuidadores. As orientações incluem cuidado com a casa, desinfecção do ambiente, visitas, preparo e consumo dos alimentos, descarte de lixo (lenços, fraldas, luvas, máscaras etc.), saúde física e mental e quando é seguro interromper o isolamento domiciliar.

 “A minha expectativa é que possamos contribuir com a população, principalmente os enfermeiros que estão na linha de frente, orientando, fazendo um trabalho extremamente importante de educação e saúde da família tanto nas unidades básicas de saúde quanto nos hospitais”, afirma a professora da EERP Renata Karina Reis, coordenadora do projeto.

Além da Renata, o material educativo foi elaborado pela professora Cristina Mara Zamarioli e as doutorandas do Programa de Enfermagem Fundamental, Marcela Antonini e Christefany Régia Braz Costa. A ideia das pesquisadoras era criar um material com linguagem simples e direta voltado a pessoas com sintomas leves e que devem ser tratadas em domicílio.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 40% dos casos da covid-19 são de sintomas leves, 40% apresentam a doença em sua forma moderada, 15% manifestam a doença grave e 5% chegam ao estado crítico. 

O próximo passo da equipe é imprimir os folhetos – cerca de 6 mil –  e distribuir nas unidades básicas de Ribeirão Preto e hospitais que atendem pacientes com a covid-19. “Pretendemos contribuir no trabalho de educar os pacientes com covid-19 e seus familiares sobre estratégias de autocuidado, uma função primordial do enfermeiro”, diz a professora.

Renata conta que está desenvolvendo outros projetos com pós-graduandos e docentes atuantes no ensino e pesquisa de doenças infecciosas. Um deles é um folheto focado especificamente para cuidados gerais com a casa. Além disso, com os desafios que a pandemia trouxe para o ensino de graduação em enfermagem, a equipe percebeu a necessidade de fazer uma capacitação dos estudantes de enfermagem no retorno das atividades de ensino presenciais.

“Estamos agora organizando cursos para oferecer para esses estudantes antes que eles possam se engajar novamente nas suas atividades práticas, seja nas unidades básicas, seja nos hospitais”, afirm

Também contribuem para o projeto, a enfermeira chefe e o diretor de Enfermagem da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP, Ligia Maria Nascimento Arantes, mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental, e Edmar Porfírio de Oliveira, respectivamente.

Acesse os folhetos:

Orientações para cuidadores de pessoas em isolamento domiciliar com covid-19

Orientações para isolamento domiciliar para pessoas com covid-19

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.