Material educativo orienta população sobre crédito e endividamento

Livro é gratuito e pode ser utilizado como material didático nas redes sociais e aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram

18/10/2021 - Publicado há 2 anos
Material orienta sobre formas de crédito – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Com o objetivo de orientar a população da cidade e das áreas rurais sobre alternativas de crédito e prevenção ao endividamento, professores e alunos da USP elaboraram o material educativo
Diálogos sobre Crédito e Endividamento. Transformado em livro, aborda 27 temas sobre o assunto, por meio de mensagens de voz, cartazes e infográficos, que podem ser compartilhados por redes sociais ou aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram. O material pode ser baixado neste link.

Entre alguns dos temas trabalhados de forma acessível e objetiva, estão crédito pessoal e consignado, custo efetivo total, empréstimo com bem em garantia, financiamentos e alternativas de financiamentos para pequenos empresários, cheque especial, rotativo e parcelado do cartão de crédito, impenhorabilidade de bens, reserva de emergência, seguros, títulos de capitalização, débito automático, de onde vem o lucro dos bancos, pix, o gerente, fintechs, consórcio, conta Bacen, SCS registrato, alerta sobre crédito pré-aprovado, lei do superendividamento, quais casos não são protegidos pela lei do superendividamento, superendividamento boa-fé, requisitos para aplicação da lei do superendividamento e alerta sobre serviço bancário.

Materiais educativos – Foto: Reprodução/Programa de Apoio Ao Endividado

Produção da obra

O livro é fruto de união dos projetos de extensão Prevenção e tratamento jurídico para pessoa em situação de endividamento: acolher, esclarecer e apoiar, coordenado pela professora Iara Pereira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, e Diálogos em ambientes virtuais de comunicação para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, gerencial e ambiental sustentáveis de setores rurais da América Latina, que tem à frente Luís Fernando Soares Zuin, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga. O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Capa do e-book Diálogos sobre Crédito e Endividamento [clique para ver a publicação]
Os materiais didáticos presentes na obra podem ser usados por educadores, que trabalham com a educação financeira das pessoas que vivem e trabalham tanto no campo como nas cidades, como organizações não governamentais (Ongs) e extensões rurais, afirma Zuin.

Também participaram da produção do material Maria Paula Costa Bertran, professora da FDRP, os alunos bolsistas do Programa de Apoio ao Endividado (PAE), Clodoaldo Gabriel Junior e Taffarel Pereira Marques, os graduandos da FDRP e membros do PAE, Daniel Noccioli Sanches, Karyn Adame Rinaldi, Marina de Castro Pessoa, Pyetra Stéfani de Oliveira, e Uesley Cesar Santos de Oliveira, membro bolsista do PAE. O prefácio do livro é de Homero Lupo Medeiros, defensor público do Estado do Mato Grosso do Sul.

Clique no link para baixar: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/dialogos-sobre-credito-e-endividamento.

Mais informações: endividadosrp@gmail.com