Mais de 500 pessoas participam do TEDxUSP

Inovação foi o tema das palestras, que abordaram desde cidades inteligentes ao uso de Bitcoins para transações financeiras

 10/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/04/2019 as 13:36
Renato de Castro - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Renato de Castro falou sobre o conceito de cidades inteligentes e planejamento urbano – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

É por meio do compartilhamento de ideias que pode surgir a inovação. Partindo dessa premissa, o TEDxUSP reuniu na última sexta-feira, dia 7, mais de 500 pessoas na Cidade Universitária, em São Paulo, além do público que acompanhou a transmissão ao vivo pela internet, para divulgar projetos inovadores e estimular a plateia a também colocar em prática ideias que podem melhorar o mundo.

Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Cada palestrante teve 18 minutos para suas apresentações. Renato de Castro, vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, falou sobre o conceito de cidades inteligentes e o planejamento urbano, ou seja, o aproveitamento das tecnologias para ajudar a solucionar os problemas dos grandes centros populacionais. “Muitos prefeitos perguntam se a cidade deles pode ser considerada inteligente. Quem deve dar essa resposta é o cidadão, ele precisa sentir que vive em uma cidade inteligente”, disse Castro.

Camila Achutti - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Camila Achutti: mulheres na tecnologia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Camila Achutti, cientista da computação e dona do Blog Mulheres na Computação, estudou no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e abordou a pequena presença de mulheres na área de tecnologia e inovação. “As mulheres são maioria no ensino superior, mas, quando analisamos a participação delas em cursos de engenharia e tecnologia, elas são minoria. Aqui no IME, por exemplo, não chega a 4%.”

Para Camila, o empreendedorismo e empoderamento da mulher no campo das ciências exatas precisa ser estimulado desde a infância.

Danilo Terra - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Danilo Terra: arquitetura ao alcance de todos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em 2015, o projeto de uma casa no bairro Vila Matilde, em São Paulo, recebeu o prêmio ArchDaily de melhor casa do mundo. Com problemas estruturais sérios, a casa de dona Dalva foi reconstruída de maneira ágil e com orçamento restrito. Um dos autores do projeto foi o arquiteto Danilo Terra, que apresentou no TEDxUSP o desafio de tornar a arquitetura acessível à população.

De acordo com Terra, o projeto arquitetônico tem que ser visto como possível a todas as pessoas – a arquitetura teria se colocado em uma posição inacessível e, agora, isso precisa ser revisto.

Paulo Andrade - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O organizador do TEDxUSP, Paulo Almeida – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Uma tecnologia inovadora para transações on-line: esta é a proposta do Bitcoin, uma forma de dinheiro digital que não é emitido por nenhum governo. A criptomoeda é baseada em protocolo de código aberto e é aposta para a evolução das transações monetárias. Para falar sobre o Bitcoin, suas funcionalidades, como adquirir a moeda e seu sistema de segurança (blockchain), revesaram-se nas palestras Rodrigo Batista, fundador do Mercado Bitcoin; Helena Margarido, advogada especialista em mercados de tecnologia e nova economia e cofundadora do Instituto Bitcoin Brasil; e Paulo Matias, doutor em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e frequente colaborador da comunidade de software livre e de segurança da informação.

As palestras serão disponibilizadas no site do TEDx.

TEDxUSP

O TED começou como um evento de tecnologia, entretenimento e design e, posteriormente, se tornou um evento anual na Califórnia. Ele se espalhou pelo mundo na forma de conferências independentes e ganhou o nome TEDx.

A escolha dos participantes do TEDxUSP contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, onde trabalha o organizador do evento, Paulo Almeida. Em 2017, haverá nova edição do TEDxUSP, em data a ser confirmada.

 

Roberta Vassallo 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.