Maior feira de ciências do País, Febrace tem últimos dias para inscrições de projetos

Alunos do oitavo ano do ensino fundamental ao ensino médio podem fazer inscrição até o dia 16 de novembro; 500 projetos serão escolhidos na primeira etapa virtual

27/10/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: Divulgação / Febrace

.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, prorrogou o prazo de inscrição de projetos para a 20ª edição do evento. Estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil podem se inscrever na plataforma http://minha.febrace.org.br até o dia 16 de novembro.

Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Na primeira etapa de seleção, professores universitários e pesquisadores irão avaliar os inscritos e selecionar cerca de 500 projetos finalistas para participarem da apresentação e avaliação ao vivo pela plataforma Zoom. A partir desta avaliação, serão indicados 70 projetos de destaque para participação, em março de 2022, na Mostra Presencial em São Paulo. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Estímulo ao jovem cientista

O objetivo da feira é buscar um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), além de estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A Febrace é organizada e realizada por uma associação sem fins lucrativos, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Apoiam o evento o MCTI, MEC, CNPq, Unesco, Petrobras, Samsung a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M, Rede Globo e TV Cultura.

Acompanhe a Febrace pelo site www.febrace.org.br ou nas redes sociais: Facebook | Flickr | YouTube.

Inscrições de projetos: http://minha.febrace.org.br.

.