Livro virtual traz reflexões sobre a educação inclusiva no ensino de ciências 

Publicação reúne metodologias de ensino adequadas para alunos com necessidades especiais a partir de experiências de professores que trabalham com educação inclusiva em escolas de Ribeirão Preto

Livro explica como ensinar ciências para crianças especiais – Foto: Elizabeth Nader/Prefeitura de Vitória

.

O acesso à educação é um direito fundamental garantido a todos por leis nacionais e internacionais. Mas, segundo um levantamento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de 2019, a realidade se mostra um pouco diferente daquilo que é proposto no papel, pois apenas 40,4% das crianças de 4 a 17 anos portadoras de necessidades especiais tinham atendimento especializado em 2018.   

O Centro de Ensino Integrado de Química (Ceiq) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, propõe mudar esse cenário, pelo menos no ensino de ciências, com o lançamento do livro Mais que especial: por um ensino de ciências inclusivo e transformador

Daniela Gonçalves de Abreu e Joana de Jesus de Andrade, organizadoras do livro – Foto: Divulgação/FFCLRP

Organizado pelas professoras do Departamento de Química da FFCLRP, Daniela Gonçalves de Abreu e Joana de Jesus de Andrade, o conteúdo traz reflexões e fundamentações de pedagogos, psicopedagogos, professores de ciências e química, psicólogos, parceiros de associações de Ribeirão Preto e licenciandos em química que possuem alguma experiência com o ensino inclusivo. Daniela diz que o enredo incentiva a inclusão de fato pois, apesar de nos últimos anos terem sido promovidas algumas políticas públicas em prol da educação especial, “muitas vezes a inclusão na escola não tem passado de socialização”. 

Segundo Daniela, a publicação reúne metodologias de ensino adequadas para alunos com necessidades especiais e os capítulos abordam temas como: a inclusão na sala de aula regular, metodologias para o ensino de ciências inclusivo, os desafios para a educação inclusiva, a importância de uma equipe multidisciplinar para uma educação de sucesso e a inclusão em escolas a partir do ponto de vista de professores.  

.

Livro reúne metodologias de ensino adequadas para alunos com necessidades especiais – Foto: Reprodução

.
.

A professora fala ainda que, a princípio, a ideia era fazer o lançamento do livro impresso, mas com a pandemia do novo coronavírus as organizadoras optaram pelo lançamento virtual com acesso gratuito para pais, professores e pessoas que se interessem e necessitem de mais informações referentes à inclusão. “Posteriormente, uma versão impressa será disponibilizada para professores de ciências da rede estadual de ensino de Ribeirão Preto”, finaliza.

O livro está disponível para download gratuito aqui (ou clique na imagem)

..

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.