Livro infantil gratuito usa o mundo das abelhas para discutir temas atuais

Bullying e preconceito estão entre os assuntos tratados no e-book “Jataí e Miçu – As aventuras das abelhas amigas”, lançado pela editora da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz

 Publicado: 09/01/2025 às 15:10
Ilustração de duas abelhas em cima de uma flor
História de duas abelhas amigas é o mote para abordar temas atuais com as crianças – Foto: Reprodução/Fealq

.
Temas ambientais com assuntos de alta relevância na educação escolar, como bullying, racismo e preconceito são tratados no livro Jataí e Miçu – As aventuras das abelhas amigas, publicação lançada pela Editora Fealq para o público infantil. A obra, cheia de ilustrações e de leitura fácil, está disponível na versão on-line para download gratuito neste link.

A obra nasceu a partir do projeto didático Abelhas Nativas, criado em 2022 pela escola municipal Professora Maria Francisca de Moraes Quarentei Cardoso, do município de Itapetininga, em São Paulo. Tem como uma das autora Patrícia Milano, também ilustradora, doutora e pós-doutora em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Os insetos são sua paixão desde a infância, quando guardava muitos deles em caixinhas de fósforo. Também são autores Valter José Almeida e Francisco Correa Bueno.

A história gira em torno da amizade de duas abelhas que se conhecem em um jardim, e passam a viver aventuras e perigos, mas superam as dificuldades com a força do companheirismo e o poder da empatia. Juntas, e com a ajuda de suas irmãs e de duas crianças, enfrentam uma aranha e um louva-a-deus, e tem de aprender a conviver com uma nova realidade, sem uma de suas perninhas. Com a experiência de vida apresentada nesta linda história, as abelhinhas levam às crianças uma mensagem de cooperação, carinho e superação.

Capa do livro lançado pela Fealq – Foto: Divulgação/Fealq

Contato com a natureza

O projeto Abelhas Nativas busca desenvolver o respeito à natureza por meio do contato dos alunos com abelhas sem ferrão, aprendendo sobre a importância delas para a polinização e para o equilíbrio do ecossistema. No meliponário implantado na escola, a opção foi trabalhar com as abelhas nativas das espécies Jataí e Mirim-guaçu. Frente as demandas da Secretária Municipal de Educação de Itapetininga por abordagens preventivas ao bullying e outros temas, a direção escolar optou pelo desenvolvimento de uma obra literária voltada exatamente aos alunos de educação infantil.

O alinhamento das questões biológicas e educacionais contou com uma equipe formada por biológicos e educadores, autores do texto e ilustração, assim como direcionamento da obra. A bióloga Patrícia Milano já ilustrou outros livros, seus desenhos compuseram as obras As Árvores e seus Amigos e A Incrível Vida no Solo, ambas de autoria do professores Gilberto José de Moraes, da Esalq, e Maria Magdalena Vázquez González, da Universidad Quintano Roo, no México.

A edição do livro contou com o apoio do Programa de Apoios da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Para fazer o download gratuito do e-book Jataí e Miçu – As aventuras das abelhas amigas clique aqui.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Fealq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.