O ano está acabando e as vacinas estão chegando mais rápido do que muitos consideravam possível, mas a pandemia ainda parece longe de terminar. Muitas dúvidas persistem sobre o coronavírus: Quão seguras e eficientes são as vacinas? Como elas funcionam? Qual a diferença entre uma vacina e outra? Por quanto tempo elas protegem? Todo mundo precisa se vacinar? Preciso continuar usando máscara até quando? Quanto falta para chegarmos à imunidade de rebanho? A pandemia está chegando ao fim?
Essas serão algumas das questões abordadas pelo pesquisador Esper Kallás, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em um evento online sobre as perspectivas da ciência para vencer a pandemia do novo coronavírus em 2021. Ele estará acompanhado do reitor da USP, professor Vahan Agopyan, que falará sobre as contribuições vitais da universidade e da ciência para o enfrentamento desta crise histórica global, não só no que diz respeito ao vírus, mas também à mitigação de suas sequelas econômicas e sociais. Segundo um levantamento recente, a USP foi uma das 20 instituições que mais publicou trabalhos científicos sobre a covid-19 no mundo neste ano.
Médico infectologista e diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP, Kallás está na linha de frente de pesquisas sobre vacinas e tratamentos para a covid-19 desde o início da pandemia. Agopyan é engenheiro civil, professor titular da Escola Politécnica da USP – uma das várias unidades que contribuíram fortemente para o enfrentamento da pandemia; por exemplo, com o desenvolvimento de um ventilador mecânico de baixo custo, para uso em unidades de terapia intensiva (projeto Inspire). Esta página, mantida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, oferece uma amostra da grande diversidade de pesquisas desenvolvidas pela universidade durante a pandemia: USP e a covid-19.
O evento será das 12h às 13h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP do YouTube. A apresentação será feita pelo jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP, e haverá oportunidade para perguntas do público.
https://youtu.be/ZrxkPjl9opc