Lideranças da área de saúde e pesquisadores debatem novos desafios para controle da pandemia

Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP terá transmissão on-line nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 9 horas

22/10/2021 - Publicado há 2 anos
Evento busca respostas necessárias à epidemia brasileira da covid-19 – Foto: 123RF

.
O impacto da cultura negacionista, a produção da ignorância e as tendências da pandemia que expressam a sinergia da crise de saúde com a crise social produzida pelo aumento da desigualdade são temas de debate do terceiro encontro da série A epidemia brasileira de covid-19 não é apenas um evento viral, nos dias 25 e 26 de outubro, às 9h. O webinar terá transmissão ao vivo pela internet neste link, sem necessidade de inscrição.

Participam do evento lideranças da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do programa Unaids da Organização das Nações Unidas, pesquisadores brasileiros, americanos, chilenos e argentinos e lideranças comunitárias do Brasil. A organização é do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com coordenação de Vera Paiva, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Lorena Barberia, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

“Em tempos de desigualdade no acesso à vacinação e à prevenção integral nenhum país sairá sozinho desta crise e o debate que soma a perspectiva internacional é fundamental”, afirma Vera. Para ela, é preciso identificar “as respostas necessárias à epidemia brasileira da covid-19 em curso e as tendências da pandemia global que deve durar ainda muitos meses, em sinergia com outras pandemias correntes e por vir”.

As mesas organizadas para o encontro qualificarão os desafios enfrentados pelos serviços de saúde diante da sinergia da covid-19 com outras epidemias, “em especial no campo da saúde mental, da saúde sexual e reprodutiva, da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e do impacto enorme na saúde dos trabalhadores, marcado pela desigualdade de gênero e étnico-racial”.

A série de webinars promovida pelo IEA busca valorizar a participação de pesquisadores que compreendam os determinantes sociais e políticos da infecção pelo sars-cov-2 e adoecimento por covid-19, integrem a produção das ciências sociais e ancorem sugestões para políticas públicas em abordagens baseadas em direitos humanos. Confira a programação abaixo:

25 de outubro, segunda-feira

Abertura: Vera Paiva (IEA/IP-USP), Roseli de Deus Lopes (IEA-USP), Lorena Barberia (FFLCH-USP)

9h15 – Mesa I
Conversando com a OMS Sobre a Pandemia e Novos Desafios

Exposição: Mariângela Simão (OMS)
Moderação: Carlos Passarelli (Unaids)

10h – Mesa II
Prioridade, Segurança e Eficácia da Vacina Anti-Covid-19 para Crianças e Adolescentes

Exposição: Peter Jay Hotez (Texas Children’s Hospital/Center for Vaccine Development), Leonor Jofré (Universidad de Chile/Sociedade Chilena de Pediatría), Ligia Kerr (UFC/Abrasco)
Moderação: Ivan França Junior (FSP-USP)

12h – Mesa III
Conversando Sobre a Perspectiva de Direitos Humanos na Resposta à Covid-19

Exposição: Sofia Gruskin (University of Southern Califórnia/Medical School/Institute on Inequalities in Global Health)
Moderação: Vera Paiva (IEA/IP-USP)

12h30 – Intervalo

14h – Mesa IV
A Pandemia de Covid-19 Não Acabou: Que Tendências Podemos Antecipar?
Exposição: Anderson Brito (Todos pela Saúde/Yale University), Arthur Reingold (University of California, Berkeley), Maria Amélia Veras (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
Moderação: Celina Turchi (Fiocruz-PE)

16h15 – Mesa V
A Resposta à Pandemia e a Produção da Ignorância