Jovens do ensino médio podem passar uma semana em laboratórios de física da USP

Escola de Física Contemporânea é realizada todo ano em São Carlos; inscrições até dia 14 de abril

 11/04/2019 - Publicado há 5 anos
Participantes da Escola de Física Contemporânea 2018 – Foto: Divulgação/IFSC

Uma semana inteira em regime de internato e em contato diário com cientistas e professores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Aulas expositivas e experimentais, palestras sobre temas atuais de física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do instituto – que é considerado um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina -, além da possibilidade de conhecer indústrias de tecnologia de ponta que nasceram dentro destes laboratórios.

Enquanto a maioria dos estudantes do ensino médio aproveita o período para curtir as férias de julho, dezenas de alunos talentosos de todos os estados do País decidem encarar temas complexos da ciência. Este é o desafio lançado aos alunos do ensino médio pela Escola de Física Contemporânea (EFC), realizada desde 2001.

A participação inclui hotel e alimentação, com atividades durante todo o dia: das 7 às 21 horas. A edição deste ano será realizada entre os dias 30 de junho e 6 de julho.

A EFC tem sido para muitos alunos a porta de entrada para a formação superior não só na física, como também em outras áreas do conhecimento. Pela escola já passaram jovens que hoje são cientistas a serviço de instituições públicas e privadas: engenheiros, biólogos, farmacêuticos, químicos, médicos, profissionais da área financeira, físicos, cientistas de dados, entre outros.

Inscrições

Clique para ampliar

O público-alvo da EFC são alunos do ensino médio (2º e 3º anos) que apresentam interesse particular pela área de física. As pré-inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site até dia 14 de abril.

Os alunos selecionados para participar da escola serão informados até o dia 20 de maio.

A taxa de matrícula é de R$ 400 e deverá ser paga por todos os alunos selecionados no processo seletivo. O valor inclui a hospedagem com café da manhã em hotel (padrão 3 estrelas), almoço, jantar, coffee-break, material didático da EFC e camiseta da escola.

Isenção ou redução de taxas poderão ser concedidas mediante solicitação e disponibilidade de recursos. A concessão do benefício será baseada na necessidade financeira devidamente comprovada e no currículo escolar do estudante.

Dúvidas ou solicitação de mais informações podem ser encaminhadas a Fábia Napolitano pelo e-mail efc@ifsc.usp.br.

Adaptado da Assessoria de Comunicação do IFSC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.