Já ouviu falar em Korfebol? Curso na USP apresenta jogos alternativos

Atividades ressaltam a importância do lúdico na educação infantil com atividades teóricas e práticas

Korfebol, jogo criado na Holanda, é um dos temas do evento – Foto: Divulgação/Kent Korfball Association

.
A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP sedia, dias 28 e 29 de setembro, o curso Jogos Alternativos Escolares: A Formação do Educador Brincante. Com o objetivo de discutir a importância das atividades lúdicas na educação e o papel do profissional enquanto educador, o evento receberá o especialista em psicomotricidade e professor de educação física Marcelo Soares e a pedagoga Gláucia Leão.

Além de palestras sobre o uso dos jogos na educação, fazem parte do programa atividades práticas, como uma oficina de bonecos artesanais, além do ensino do Korfebol e do Manbol, esportes alternativos.

O Korfebol, cuja modalidade ensinada no curso será a brasileira, é um jogo holandês de times mistos, que tem como objetivo acertar uma bola semelhante à de futebol em uma cesta. Serão apresentados diversas formas de jogar o Korfebol, desenvolvidas pelo professor Soares com o objetivo de aumentar a inclusividade do jogo.

Já o Manbol é um jogo genuinamente brasileiro, criado no estado do Pará em 1992, por dois irmãos que tinham como diversão arremessar caroços de manga por cima de uma linha de barbante. Hoje, o esporte é praticado com uma rede e usando bolas que imitam o formato das mangas, de onde vem seu nome.

A oficina de bonecos artesanais trabalhará a criatividade e a inclusão, com bonecos de cores variadas e materiais reaproveitados.

O curso acontecerá na EEFE, no sábado (28), das 8 às 17 horas e no domingo (29), das 8 às 12 horas. O evento é aberto ao público e o valor é de R$ 60 para interessados em geral e R$ 50 para estudantes. Os ingressos devem ser adquiridos pelo site do evento. Outras informações na página do evento no Facebook.

A organização é da EEFUSP Júnior, empresa júnior da EEFE.

A EEFE fica na Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, em São Paulo-SP.

 

.

.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •