Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Estatística na USP

Período para se inscrever no mestrado vai até 5/10; para doutorado e doutorado direto, até 31/10

27/09/2018 - Publicado há 6 anos
Programa de Pós-Graduação é oferecido no Instituto de Matemática e Estatística da USP, em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

O Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP recebe inscrições para o mestrado até dia 5 de outubro e para doutorado e doutorado direto até dia 31 de outubro. O exame de admissão será realizado em novembro deste ano.

Para candidatos ao mestrado, há ainda um segundo período de inscrições possível, de 6 de outubro a 30 de novembro, com exame de admissão em fevereiro de 2019.

Informações detalhadas e exames de admissão anteriores podem ser consultados na página do processo seletivo: há 25 vagas disponíveis para mestrado e 18 para doutorado.

O programa do IME é o único, na área de probabilidade e estatística, que faz parte do grupo de Programas de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Isso significa que nosso curso tem qualidade similar à das melhores universidades do mundo”, explica o coordenador do programa, Anatoli Iambartsev. Até hoje, já foram formados mais de 300 mestres e 200 doutores, que se dedicam à vida acadêmica e ocupam posições no mercado.

O corpo de professores, de acordo com Iambartsev, é composto de pesquisadores renomados internacionalmente e que fazem pesquisa em variados temas, como: modelagem e análise de sistemas complexos e multidimensionais, aprendizagem estatística (machine learning), análise de risco, análise de sobrevivência, séries temporais e valores extremos, complexidade e fenômenos críticos em neurobiologia, sistemas de partículas, fundamentos de probabilidade e estatística, métodos assintóticos e modelos de regressão.

“Nosso ambiente favorece a pesquisa e a busca por desafios científicos. Oferecemos bolsas de estudo para praticamente todos os estudantes que tenham mérito acadêmico e há apoio para participação em seminários, eventos e congressos”, afirma o coordenador. Com isso, o programa vem atraindo estudantes de todo o Brasil e da América Latina.

Com informações do Programa de Pós-Graduação em Estatística do IME

Mais informações: site https://www.ime.usp.br/mae/pos/edital