Iniciativas de internacionalização na USP têm adaptações devido à pandemia

Agência que coordena atividades na Universidade tem realizado ações que priorizem o cuidado com a saúde e evitem a disseminação da covid-19

14/05/2020

Ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade, a internacionalização é uma das diretrizes da USP. Ela inclui a mobilidade de estudantes e professores em intercâmbios, parcerias com entidades e acordos de cooperação com diversos países, projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros, e muitas outras possibilidades, como por exemplo o duplo-diploma de mestrado e doutorado, reconhecido por instituições de dois países diferentes.

Em tempos de pandemia, as atividades relacionadas à internacionalização ficam muito prejudicadas. Mas elas não estão paralisadas. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), o órgão central de internacionalização da Universidade, passou a atender de forma remota desde o dia 23 de março e vem adotando medidas para continuar atividades essenciais e, ao mesmo tempo, seguir orientações encaminhadas pelas autoridades sanitárias e pela reitoria para evitar a disseminação da covid-19.

Em uma das iniciativas oferecidas no período de quarentena, a Aucani fez parcerias para oferecer um curso de inglês on-line para comunicação acadêmica e para atuação nos programas de mobilidade da USP, dirigido aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.  A Aucani também continua lançando editais de promoção à internacionalização e cooperação com programação para o segundo semestre ou que sejam realizados a distância.

Confira abaixo algumas medidas tomadas pela Aucani para evitar riscos para os alunos, professores e funcionários que chegam e saem do país.

Regularização da permanência de estrangeiros no País

Quando um estrangeiro vem para o Brasil, tem até noventa dias para solicitar a regularização de sua estadia, que é dada pela emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório. Na USP, a Aucani recebe e auxilia delegações estrangeiras e orienta alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e professores oriundos de outros países no contato com a Polícia Federal para regularizar a situação no País.

Com a pandemia, os agendamentos feitos pela Agência foram suspensos, com exceção dos casos de urgência. Os novos procedimentos da Polícia de Imigração devem ser consultados pelo site da instituição pois o atendimento está limitado e cada caso é analisado sob critérios rigorosos de essencialidade e inadiabilidade. Para os estrangeiros que já estão no país, consideram-se prorrogados os prazos de vencimento de protocolos, carteiras e outros documentos relativos às atividades de regularização migratória até o final da situação de emergência de saúde pública ou até a divulgação de nova orientação da Polícia Federal.

A Agência USP responde a dúvidas sobre este assunto pelo e-mail estrangeiros@usp.br.

INCOMING

Processo de acolhimento e direcionamento de estrangeiros durante o período de intercâmbio ou visita à Universidade, esta modalidade está com o funcionamento alterado pois a USP suspendeu temporariamente todas as atividades acadêmicas nos campi desde 17 de março de 2020, incluindo graduação, pós-graduação, aulas extracurriculares e atividades culturais abertas ao público em geral.

OUTGOING

Modalidade que viabiliza o intercâmbio dos brasileiros em universidades conveniadas do exterior e demais viagens acadêmicas de estudantes, professores e funcionários, teve as atividades canceladas temporariamente.  Além disso,  a Agência divulgou dois ofícios informando como devem proceder alunos e docentes que estão no exterior com bolsas pagas pela USP e também como fica a situação de bolsas cujas mobilidades tenham sido impactadas de alguma forma pela pandemia.

Editais

Neste período, a Agência tem publicado editais para promoção da internacionalização, principalmente relacionados à mobilidade e a cursos de idiomas, com o cuidado de observar critérios que garantam a segurança em meio à pandemia. Confira no site as oportunidades em destaque.

Mensagem oficial

O presidente da Aucani, Valmor Tricoli, fez uma mensagem especial para os parceiros estratégicos da Universidade de todo o mundo para mostrar o posicionamento da Agência frente à pandemia, priorizando a garantia da saúde de funcionários, estudantes e o público em geral.

Outras informações

A Aucani tem adotado planos para ensino a distância, além de recomendar o uso de videoconferência para reuniões.  Outra orientação é evitar viagens domésticas, conforme instrução geral das autoridades de saúde. A Agência tem vários canais de contato para dúvidas, confira aqui.