Iniciativa da USP vai construir mapa da inovação na agricultura

Censo levantará informações sobre comportamento empresarial relacionado às tecnologias agro

 01/07/2016 - Publicado há 8 anos

Levantar dados de todo o Brasil para formular um mapa de inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento e empreendedorismo voltado para tecnologias na agricultura é o propósito do Censo de Startups Brasil – 2016. A iniciativa é da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em parceria com a AgTech Garage, aceleradora de empresas de tecnologias voltadas para a agricultura.

A ação é pioneira e tem como objetivo disponibilizar informações que suportem ações para um ecossistema de inovação mais maduro, no que tange ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para a agricultura no Brasil.

O propósito é entender o cenário atual das startups AgTech. O formulário, que pode ser preenchido de maneira rápida pela internet, mapeará a quantidade dessas empresas, quantos funcionários empregam, quanto faturam etc. Além disso, traz perguntas relacionadas à criação das empresas com meta de substanciar o entendimento de como surgem as startups e quais são suas dificuldades.

A partir desses dados serão propostos projetos e iniciativas que consigam efetivamente criar ambientes e condições para alavancar novos empreendimentos. Os idealizadores pretendem, dessa forma, compreender quais setores são mais receptivos às novas tecnologias e construir assim um ecossistema de inovação e empreendedorismo mais eficiente.

Coordenam o projeto o professor Mateus Mondin, do Departamento de Genética da Esalq e presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec; Hermes Nonino, membro do Conselho Consultivo do AgTech Garage; e José Tomé, gestor do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do AgTech Garage.

Mais informações: email info@agtechgarage.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.