USP em Piracicaba oferece MBA a distância em várias áreas

Gestão de Negócios, Marketing, Gestão de Projetos e Agronegócios são alguns dos cursos oferecidos

19/10/2017 - Publicado há 6 anos
Site MBA Esalq – Foto: Reprodução

As inscrições para as turmas de 2018 do MBA USP/Esalq estão abertas. Oferecidos pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, os cursos lato sensu são realizados na modalidade a distância.

Os interessados podem escolher entre os cursos Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Marketing, Gestão Escolar, Agronegócios, Varejo e Mercado de Consumo e Gestão em Cooperativas de Crédito. O foco é a aplicação do conteúdo de aula em projetos profissionais transformadores.

“O cenário pede mudanças. Os alunos podem fazer muito neste sentido, seja em projetos próprios ou dentro das empresas e instituições em que atuam”, diz o professor da Esalq, Pedro Valentim Marques, responsável pelo Pecege.

Aluna do MBA em Gestão Escolar, a professora Adriana Alves Teixeira desenvolveu uma metodologia própria de ensino na escola em que trabalha: a abordagem afetiva. O método mostrou-se bastante eficaz para a realidade de carência social e econômica dos alunos e resultou em notas mais altas e maior envolvimento com o estudo. “Notei que só dar aula e ir embora não faria diferença alguma na vida daqueles estudantes. Era preciso trazer as necessidades e angústias de cada um para discussões em sala antes de tratar dos conteúdos”, diz ela. “Parece básico, mas senti que o resultado viria a partir do momento em que olhasse bem a fundo para cada situação vivida pelos alunos”, completa.

Site MBA Esalq

O MBA tem certificação USP e é oferecido na modalidade EAD, com aulas ao vivo on-line e interação em tempo real com professores. Os alunos contam com rede social exclusiva, programa de entretenimento nos intervalos de aula, evento semestral para networking, acesso à biblioteca da USP e à plataforma digital Minha Biblioteca, que traz a bibliografia dos cursos, além de orientação individualizada para desenvolvimento da monografia, entre outros.

O formato permite ao aluno acompanhar as aulas de onde estiver. O curso dura 18 meses, com aulas e provas on-line, exceto a última prova, que será aplicada de forma presencial ao final do curso, no campus da USP em Piracicaba, junto à  defesa da monografia.

“Um grande número de profissionais envolvidos com a pós-graduação está investindo em suas próprias empresas, avaliando novos empreendimentos e ideias, ou mesmo novos métodos para mudar aquele velho jeito de fazer”, diz o professor Marques.

Com informações de Stefanie Archilli, da Comunicação do Pecege