USP abre vagas para pós em computação, estatística e engenharia de produção

Oportunidades são para o campus de São Carlos e incluem mestrado, doutorado e doutorado direto

 09/05/2018 - Publicado há 6 anos
Vista aérea da área 1 do campus da USP em  São Carlos – Foto: Masaki Kawabata Neto
.
Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições do processo seletivo para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, com ingresso previsto para o segundo semestre.
.
As inscrições deverão ser realizadas pelos interessados ou por seus representantes legais em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14 horas às 16h30, na secretaria do programa. Ela está localizada no Departamento de Engenharia de Produção da EESC, na área 1 do campus em São Carlos, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.
.
Também serão aceitas inscrições enviadas via Correios. Nesse caso, os documentos devem ser enviados à secretaria de Pós-Graduação em Engenharia de Produção no seguinte endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, 400, CEP 13566-590, São Carlos. Ressalta-se que será observada a data da postagem e que não serão aceitas inscrições fora do período estabelecido.
O exame escrito ocorrerá no dia 8 de junho, das 13 às 17 horas (horário de Brasília), nas dependências do SEP. Estão sendo oferecidas 27 vagas. O processo seletivo para o curso de doutorado é realizado em fluxo contínuo. Para ter acessos aos editais, acesse a página. Informações pelo telefone (16) 3373-8126 ou e-mail posgraduacao.producao@eesc.usp.br.
Linhas de pesquisa em Engenharia de Produção
Gestão de Pessoas e do Conhecimento na Inovação e no Empreendedorismo: uma vaga
Economia, Finanças Corporativas e Econometria: seis vagas
Gestão de Desempenho de Operações: seis vagas
Gestão de Projetos, Produtos e Serviços em Economia Circular: seis vagas
Pesquisa Operacional Aplicada: uma vaga
Manufatura Avançada e Sustentável: sete vagas

Computação

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos está com inscrições abertas para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). São oferecidas até 44 vagas e o processo seletivo será realizado em apenas uma etapa, detalhada no edital disponível no site do instituto. As inscrições devem ser realizadas até dia 24 de maio. Vale lembrar que, no caso do doutorado e do doutorado direto, as inscrições ocorrem em fluxo contínuo durante todo o ano.

O PPG-CCMC recebeu a nota máxima (7) na última avaliação quadrienal (2013-2016) dos programas de pós-graduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A nota 7 é atribuída apenas a programas que têm excelência internacional, ou seja, que são equivalentes aos oferecidos pelas melhores universidades do mundo”, explica o coordenador do PPG-CCMC, professor Adenilso Simão. Em todo o Brasil existem hoje 77 programas de pós-graduação na área de computação e apenas sete deles receberam a nota máxima da Capes.”Vale lembrar, ainda, que, aqui na USP, em São Carlos, é possível conquistar a formação em uma universidade de alto padrão sem abrir mão de uma ótima qualidade de vida”, acrescenta Simão. Ele explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. “Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade e vir caminhando estudar ou chegar rapidamente de carro, sem precisar enfrentar os congestionamentos comuns nas metrópoles”, conta o professor.

No caso do mestrado, podem participar do processo seletivo alunos que completaram a graduação e efetuaram a colação de grau até a data da matrícula. Os candidatos devem se inscrever por este link. Veja, a seguir, as linhas de pesquisa existentes e as vagas disponíveis em cada uma.

Linhas de pesquisa em Ciências de Computação:

Banco de dados: duas vagas
Computação gráfica, imagens e visualização: dez vagas
Engenharia de software e sistemas de informação: três vagas
Inteligência artificial: quatro vagas
Sistemas distribuídos e programação concorrente: quatro vagas
Sistemas embarcados e evolutivos: duas vagas
Sistemas web e multimídia interativos: sete vagas
Linhas de pesquisa em matemática computacional:
Mecânica dos fluidos computacional: nove vagas
Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: três vagas

Estatística

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto, com ingresso no segundo semestre de 2018. São oferecidas 20 vagas em cada uma das modalidades.

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PIPGEs foi criado em 2013 e oferece seis linhas de pesquisa: modelos de regressão; análise de sobrevivência; teoria de resposta ao item; probabilidade e processos estocásticos; séries temporais e métodos bayesianos. Os editais completos podem ser acessados no site do ICMC, neste link.

As inscrições no programa, tanto no doutorado como no doutorado direto, estão abertas até o dia 14 de junho, e devem ser realizadas pelo sistema de pós-graduação do ICMC. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 11 de julho, na página do programa. Novos editais para o doutorado e doutorado direto serão lançados no segundo semestre deste ano para quem deseja ingressar no PIPGEs no início de 2019.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC e ICMC
.
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.