Universidade se prepara para matrícula dos novos alunos

Funcionários de São Paulo e interior participam de treinamento para efetuar mais de 11 mil matrículas

30/01/2017 - Publicado há 7 anos

Nesta segunda-feira (30), a USP deu início ao treinamento para as matrículas dos aprovados no vestibular 2017. O primeiro encontro foi na Cidade Universitária e reuniu integrantes das unidades de ensino das cidades de São Paulo, Lorena e Santos. No dia 31, é a vez dos funcionários dos campi da USP em Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru e Pirassununga participarem do treinamento na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba.

- Foto: Jorge Maruta/USP Imagens
Da esq. para dir., Edmeia Martins, da PRG; Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação; Vitor de Oliveira Ferreira, vice-diretor da Fuvest; e Fernando Favato, da Superintendência de Tecnologia da Informação – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

“Há muitas informações sobre o funcionamento da USP. O aluno chega com muitas dúvidas e o primeiro contato dele com a Universidade é por meio dos funcionários que realizam a matrícula. O treinamento é a oportunidade do funcionário sugerir melhorias no processo e fazer questionamentos”, explica o pró-reitor de Graduação Antonio Carlos Hernandes.

A USP é formada por 42 unidades de ensino responsáveis pelos cursos. Cada unidade possui uma Seção de Graduação, que é o local onde os estudantes realizam a matrícula. É nesse momento que começa a vida universitária. Os documentos necessários são recolhidos pelos funcionários, que iniciarão o processo para que o “aluno passe a existir” para a Universidade, ou seja, para que seus dados constem nos sistemas de gestão – no caso da graduação, o sistema JúpiterWeb. O novo universitário recebe um cartão de ingressante com prazo de validade e o seu número USP, que permitirá o acesso aos refeitórios, bibliotecas, centros esportivos, sistemas digitais etc.

O treinamento dos funcionários faz parte dessa logística e fevereiro é o mês em que a USP inicia o processo de matrícula dos seus novos estudantes. Neste ano, a Universidade está oferecendo 11.072 vagas, sendo 8.734 para a seleção da Fuvest e 2.338 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A lista de aprovados pelo Sisu já saiu nesta segunda-feira. E no dia 2 de fevereiro, a Fuvest divulga os candidatos classificados. Ao longo de fevereiro e março outras listas com os aprovados serão informadas.

20170130_02_matricula
Primeiro contato dos estudantes com a Universidade é por meio dos funcionários que realizam a matrícula – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Todos os alunos aprovados para estudar na USP devem realizar a matrícula presencial na unidade de ensino onde fará o seu curso – em alguns casos, a confirmação on-line também é necessária. Quem foi aprovado no Sisu pela chamada regular, pode fazer a matrícula presencial em três dias diferentes: 3, 6 e 7 de fevereiro. As datas para quem for chamado pela lista de espera podem ser conferidas aqui.

Os classificados na primeira lista da Fuvest tem duas etapas de matrícula: nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 9 horas às 15h59, é preciso acessar o site e confirmar sua matrícula on-line. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, é a vez de comparecer no Serviço de Graduação da unidade responsável pelo curso no qual se matriculará. A partir da segunda lista de aprovados, a fase on-line não é necessária. O cronograma completo está disponível neste endereço.

Para realizar a matrícula presencial são 42 locais diferentes espalhados pelos campi nas cidades de Lorena, Pirassununga, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Só na capital paulista, há quatro lugares distintos com unidades da USP: Faculdade de Direito, no centro da cidade; Cidade Universitária, no bairro Butantã; Faculdade de Medicina e Saúde Pública, e Escola de Enfermagem, no bairro Cerqueira César; e Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no bairro Ermelino Matarazzo. Confira a lista completa com endereço de todas as unidades.