Pós-doutorado em genética molecular na USP tem bolsa Fapesp

Pesquisador vai estudar fatores de transcrição e sinalização celular em fungos; bolsa é para USP em Ribeirão Preto

 16/05/2018 - Publicado há 6 anos
Bloco didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde será desenvolvido o projeto – Foto: Divulgação / FMRP – USP

.
Uma bolsa de pós-doutorado da Fapesp, vinculada ao projeto temático “Caracterização Molecular de Mecanismos Envolvidos na Patogenicidade e Sinalização Celular em Fungos”, está disponível no Laboratório de Genética e Biologia Molecular de Fungos, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O subprojeto a ser desenvolvido pelo bolsista envolve os fatores de transcrição e sinalização celular. O objetivo é entender os processos envolvidos na sinalização ambiental e os mecanismos moleculares responsáveis pela modulação da expressão gênica, que permitem aos fungos dermatófitos sobreviverem em ambientes estressantes, como pH extremos, privação de nutrientes e durante a interação com moléculas do hospedeiro, in vitro. Fatores de transcrição, vias metabólicas e de sinalização serão abordados com este enfoque.

São requisitos do candidato:

1) Título de Doutor na área de Bioquímica, Genética, Microbiologia, Biologia Molecular ou áreas afins adquirido nos últimos cinco anos;
2) Experiência em microbiologia, bioquímica e técnicas de biologia molecular, dentre elas: extração de RNA, preparo de bibliotecas, análises de expressão gênica por RNAseq, Real Time, RT-PCR, e outras. Será dada preferência a candidatos com experiência comprovada em biologia molecular de fungos. É desejável experiência em análise enzimática, silenciamento gênico e análise computacional de sequências em larga escala;
3) Dedicação integral às atividades do projeto.

.
Documentação para inscrição

Os candidatos interessados devem entrar em contato com Antonio Rossi, via e-mail (anrossi@usp.br), anexando uma carta de apresentação com a justificativa de interesse pelo projeto. É necessário incluir o e-mail e telefone de dois profissionais para referência; Curriculum Vitae atualizado; e cópia do diploma de doutorado e/ou documento que comprove a obtenção do título de doutor.

Uma entrevista (presencial ou por skype) será agendada para os candidatos que atenderem aos requisitos necessários. Os interessados devem se candidatar até 20 de maio.

O pós-doutorado tem previsão de oito meses. O valor da bolsa será de acordo com o estipulado para pós-doutor pela Fapesp.

Com informações da Fapesp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.