Mestrado profissional da USP na área de ciência de dados abre inscrições

Sediado em São Carlos, curso é voltado a profissionais da matemática, estatística ou computação; inscrições até 6/6

Por - Editorias: Ingresso - URL Curta: jornal.usp.br/?p=167625
  • 265
  •  
  •  
  •  
  •  
Objetivo do curso é aprimorar a formação dos profissionais e atender às demandas específicas do setor produtivo – Foto: Divulgação / Mecai / ICMC

Aplicar o conhecimento acadêmico para promover soluções inovadoras em empresas e indústrias. Essa é a premissa do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai), que está com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre de 2018.

O programa oferece 20 vagas com ênfase em Ciência de Dados: aplicações em agricultura, saúde, finanças e infraestrutura. “O Mecai tem um perfil diferente de um mestrado acadêmico porque é voltado para profissionais da indústria com formação em estatística, matemática ou computação. A intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação nas empresas”, afirma Antônio Castelo, coordenador do mestrado e professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Oferecido pelo ICMC, o Mecai está ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp. “O objetivo é que o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, seja gerando produtos, patentes ou novos processos, por exemplo”, explica Castelo.

Lançado em 2014, o Mecai formou o primeiro aluno em setembro do ano passado. Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel Rodrigues desenvolveu uma metodologia estatística voltada para cálculos de risco no setor financeiro. Atualmente, já são 12 pessoas formadas pelo mestrado, e o crescimento do programa fez com que a ênfase se tornasse mais abrangente. Agora, o Mecai inclui profissionais da matemática, estatística e computação que atuam também nas áreas de saúde, agricultura e infraestrutura, e não apenas com finanças.

De acordo com Ellen Francine, professora do ICMC e ex-coordenadora do Mecai, um dos principais diferenciais dos mestrados profissionais é possibilitar que quem já está inserido no mercado de trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. Dessa forma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos voltados a resolver problemas existentes dentro das empresas. “Por isso, um dos requisitos para inscrição no mestrado é escrever um projeto para ser aplicado na indústria, que deve ser compatível com a atividade profissional do candidato”, complementa Castelo.

As inscrições para o Mecai podem ser realizadas até dia 6 de junho, no site da Pós-graduação do ICMC. A divulgação do resultado final está programada para o dia 10 de julho, na página do programa. As informações sobre o processo seletivo e critérios de avaliação estão disponíveis no edital.

Alexandre Wolf / Assessoria de Comunicação ICMC

  • 265
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados