Fuvest usa reconhecimento facial para identificar candidatos

Tecnologia será aplicada no vestibular da USP 2019; prova de transferência já contou com o recurso

 14/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Fiscal da Fuvest faz reconhecimento facial de candidata durante prova de transferência para estudar na USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O maior vestibular do País terá novidade para identificar os seus candidatos. A Fuvest utilizará a tecnologia de reconhecimento facial no vestibular da USP 2019 para aumentar o controle de segurança do exame e agilizar a identificação dos vestibulandos. No ano passado, mais de 137 mil pessoas se inscreveram no processo de seleção.

A tecnologia substitui a coleta da impressão digital feita em papel e será somada ao uso do documento oficial e da assinatura do vestibulando.

“A Fuvest está sempre investindo na segurança de todas as etapas do vestibular, a confiabilidade do exame é fundamental. O reconhecimento facial eleva nosso patamar de controle sobre quem efetivamente está fazendo a prova. Pela primeira vez, esta tecnologia é usada para o controle e identificação adicional dos candidatos. É um processo fácil e não invasivo. Substitui com vantagens o uso de métodos como impressão digital”, explica o diretor executivo da Fuvest, Renato Freire.

Ao realizar a inscrição no vestibular, o candidato envia uma foto que fica armazenada no banco de dados da Fuvest. Esta foto e as imagens coletadas nos dias das provas serão confrontadas. “O processo está sendo desenvolvido para ser compatível com o sistema de matrícula da USP, que em 2019 será on-line”, complementa Freire.

A Fuvest já realizou a primeira experiência com o reconhecimento facial no último domingo, 10 de junho, durante a prova de transferência para universitários que queiram estudar na USP. Mais de 1.900 candidatos participaram do exame em São Paulo, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

“O reconhecimento facial foi empregado com sucesso, os candidatos foram identificados rapidamente. O aplicativo, desenvolvido especificamente para nossos exames, conta com um algoritmo avançado capaz de detectar informações precisas. A identificação foi efetiva independente do ângulo do rosto do candidato e de mudanças no ambiente”, comenta o diretor executivo.

Como funciona

O reconhecimento facial é uma técnica de biometria baseada nos traços das pessoas. O rosto de uma pessoa é formado por diversas características – são os chamados pontos nodais, ou seja, pontos de referência que determinam essas características. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana. Alguns exemplos são a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. Cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando a assinatura facial. A obtenção dessa assinatura completa a etapa de extração de características.

A tecnologia de reconhecimento facial envolve reconhecer o rosto que acabou de ser capturado em uma base de dados. Para isso, compara-se as características extraídas da imagem capturada com as características armazenadas anteriormente neste banco, utilizando um algoritmo de comparação facial em busca do dono daquele rosto.

Sistema da Fuvest com informações sobre o candidato estará integrado ao de matrícula da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagem

As soluções biométricas em processos seletivos têm sido cada vez mais utilizadas pelas organizadoras de vestibular para garantir maior lisura durante as aplicações. Com o auxílio dessas tecnologias, é possível autenticar a identidade de cada candidato, coibindo e deflagrando fraudes durante as diversas etapas da prova, inclusive durante o curso.

Dentre as diversas tecnologias presentes no mercado, o reconhecimento facial é a que tem se mostrando mais promissora, principalmente por sua comodidade e conveniência. 

O sistema implementado pela Fuvest conta com uma equipe de profissionais com mais de 15 anos de experiência em biometrias, que desenvolveram, em conjunto com a equipe técnica da Fuvest, um aplicativo capaz de registrar as faces dos candidatos presentes e confrontá-las com as dos alunos matriculados.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.