Feira tira dúvidas sobre como estudar na USP e cursos de graduação

“USP e as Profissões” terá orientação vocacional; evento será de 16 a 18 de agosto, no Parque Cientec, em São Paulo

 11/07/2018 - Publicado há 6 anos
Estudante usa óculos de realidade virtual durante visita à Feira USP e as Profissões – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
De 16 a 18 de agosto, São Paulo recebe a 12ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas, para controle de fluxo, é sugerido que os interessados façam inscrição prévia neste site. A expectativa é de que 80 mil pessoas participem do evento ao longo dos três dias.

O feira reúne unidades de ensino e pesquisa da USP, distribuídos em estandes com alunos e professores da Universidade. Eles atuam como monitores e esclarecem as dúvidas sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, as carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

De acordo com o anuário da USP, são oferecidos 312 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, além de 365 programas de mestrado e 334 de doutorado, com 58.823 alunos matriculados na graduação e 30 mil na pós-graduação, divididos em 14.106 no mestrado e 15.894 no doutorado.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, destaca o caráter de extensão do evento. “Essa feira de profissões é um investimento que a USP faz para dar aos estudantes todas as ferramentas necessárias na escolha da carreira, sabendo que é uma missão muitas vezes difícil para eles.”

A professora lembra que a ação beneficia a própria Universidade. “Fornecer esse tipo de suporte ajuda a reduzir a evasão universitária, muitas vezes causada pela escolha errada no momento do ingresso.”

A Feira USP e as Profissões também é uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia (IP) da USP realizará oficinas, como a de orientação vocacional, que atenderá 25 estudantes por sessão. Em 2017, o estande vocacional foi um dos mais procurados pelos visitantes.

Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras:

  • Planetário Digital: apresenta projeções do Universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de Astronomia, que também conta curiosidades e tira dúvidas;
  • Grupo Química em Ação: formado por alunos e professores do Instituto de Química da USP, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;
  • Show da Física: criado há mais de 25 anos por monitores do curso de Física da USP, realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;
  • Célula Gigante: desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano, do Instituto Biociências da USP, possibilita conhecer uma célula por dentro, literalmente. É uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de golgi, mitocôndrias e outras;
  • Jogo Virtual Remo Indoor: consiste em um remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) conectado a um computador, que projeta em uma tela vários barcos alinhados lado a lado como se fossem disputar uma regata real. Nesta edição da feira, os interessados poderão conferir a modalidade em uma regata de 200 metros, sob orientação dos monitores do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp);
  • Oficinas do Coral da USP: trazem desafios e diversas estratégias para trabalhar a voz em abordagens coletivas e individuais. Para o aprimoramento da consciência corporal, as dinâmicas do coral trabalham questões, como postura, respiração, emissão, articulação, ressonância e musicalidade.

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões. A iniciativa é realizada duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus da USP no interior, em esquema de rodízio. Este ano, o interior do Estado recebe o evento nos dias 30 e 31 de agosto, em Bauru, também com inscrições gratuitas. Em 2017, a capital paulista recebeu a visita de quase 75 mil pessoas.

Para alimentação, haverá uma estrutura de food trucks.

Elcio Silva/ Assessoria de Comunicação da PRCEU

Serviço
12ª Feira USP e as Profissões
Quando: 16 a 18 de agosto (quinta a sábado), das 9 às 17 horas.
Onde: Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec)
Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).
Inscrições: a participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes
Contato para dúvidas e informações (11) 3091-3511/3091-3348, e-mail uspprofi@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.