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Infraestrutura tecnológica supera desafios de atividades remotas da USP

Para garantir conexão e recursos on-line a mais de 150 mil usuários, a Universidade prioriza na estrutura computacional a velocidade de comunicação para que todos os campi possam promover suas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão

09/07/2020

O desafio de adaptação ao sistema de educação a distância com a pandemia do novo coronavírus exigiu ações rápidas das instituições de ensino para manter suas atividades em funcionamento. Com quase 100 mil alunos matriculados na graduação e pós-graduação, mais de 5 mil professores e cerca de 14 mil funcionários distribuídos em oito campi do Estado de São Paulo, a USP já contava, antes da pandemia, com uma enorme infraestrutura computacional para a realização de suas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão universitária. A responsável é a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), um gigante em números de conectividade, com 600 quilômetros de fibra ótica, mais de 50 mil computadores e quase 7 mil equipamentos de wi-fi de grande alcance, somando-se ainda os dados relacionados a processamento e armazenagem que envolvem petabytes que atendem mais de 150 mil usuários que realizam mais de um milhão de processos por ano nos sistemas de informações da Universidade.

Apesar dos números que impressionam, o início do período de distanciamento social trouxe novas questões para a STI. “Em uma semana, uma ampla variedade de atividades foi realizada para manter a universidade funcionando com os servidores técnicos e administrativos em esquema de trabalho remoto e professores e alunos conectados para realização de aulas a distância. Em um curto espaço de tempo, a STI conseguiu atender as novas demandas com uma infraestrutura estável e confiável”, destaca João Eduardo Ferreira, superintendente de Tecnologia e Informação da USP. Mesmo um dos problemas que se apresentaram logo no início, que foi a impossibilidade de acesso de estudantes com necessidades socioeconômicas às atividades acadêmicas on-line, foi atendido com o investimento de R$ 1 milhão para a distribuição de 2.250 kits de acesso à internet, compostos de um chip para celular e um modem portátil com interface USB, habilitados para 20 gigabytes, considerando o acesso mínimo de 100 horas-aulas por mês.

João Eduardo Ferreira, superintendente da STI - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para as aulas on-line, professores e alunos puderam contar com acesso a serviços do Google Gsuite, Google Meet e Google Classroom, o Microsoft Teams, além das plataformas de educação a distância da USP e-Disciplinas, que controla desde a organização das turmas até a avaliação on-line, e o e-Aulas, para publicação de aulas em formato de vídeo. De acordo com a STI, em abril, os acessos às plataformas aumentaram bastante, como o e-disciplinas, que em uma semana recebeu aproximadamente 45 mil acessos diários; anteriormente a média era de 8 a 9 mil acessos. A infraestrutura da STI também possibilitou que os servidores da USP exercessem trabalho remoto sem prejuízo das atividades, no acesso aos sistemas corporativos que controlam toda a parte acadêmica e administrativa da Universidade,

Quantidade de disciplinas oferecidas a distância

Estimativas baseadas no uso das ferramentas

e-Disciplinas

edisciplinas.usp.br

disciplinas cadastradas

34.720

turmas em 2020:

5.403

usuários ativos (pico):

47.003

Google Classroom

Plataforma Google

turmas ativas (pico):

640

usuários ativos (pico):

11.389

Média de usuários ativos nas duas plataformas EaD da USP

As duas plataformas são os principais recursos para disponibilizar disciplinas on-line

e-Aulas

eaulas.usp.br

média geral:

34.720​

média antes de 16/03:

5.403​

média após 16/03:

9.181

e-Disciplinas

edisciplinas.usp.br

média geral:

39.747

média antes de 16/03:

22.458

média após 16/03:

46.397

Videoconferências

Considerando 30 dias (mês de junho de 2020) com o uso da plataforma Google Meet

236.109

videoconferências

com duração média de 1h37

381.710

horas mensais

Videoaulas

Considerando a plataforma de vídeos e-Aulas mantida pela USP e dirigida aos seus professores

1.300

novos vídeos por mês

desde abril de 2020

10.333.000

visualizações por mês

desde abril de 2020

Auxílio aos alunos com
dificuldades de acesso

2.250 kits

modem + chip + adaptador

20 GB de transmissão de dados por aluno por mês

Outras atividades emergenciais foram realizadas, como, por exemplo, a elaboração de tutoriais para o uso das ferramentas por professores e gestores, para orientar a preparação de videoaulas e videoconferências, reunidas no endereço videoaula.usp.br. Desde o início, a STI também disponibilizou uma equipe de atendimento on-line para resolver as várias dúvidas por e-mail, telefone e também pelo sistema OTRS, que faz a gestão de fluxos de trabalho, notificações e chamados.

E para manter a segurança de uma infraestrutura tão robusta? “A segurança das operações da Universidade segue as boas práticas adotadas pelo mercado e possui monitoramento constante para detectar ações suspeitas e para que eventuais incidentes possam ser tratados da forma mais rápida possível”, ressalta o superintendente da STI. Ele explica que também conta com uma “força tarefa” externa que monitora a infraestrutura computacional gerando relatórios periódicos de possíveis vulnerabilidades e ações para evitar ações suspeitas.

Toda essa infraestrutura permitiu que 90% das matérias teóricas ministradas pelos cursos de graduação no primeiro semestre do ano fossem oferecidas de forma remota, somando mais de 6 mil disciplinas. No caso da pós-graduação, 945 disciplinas dos programas estão sendo oferecidas no formato não presencial. As bancas de defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado também estão sendo realizadas remotamente.

“Mesmo tendo uma infraestrutura computacional robusta, necessária para o ensino a distância, o grande desafio está na produção de material didático e na utilização desse material pelos docentes e alunos de modo a viabilizar um novo o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento”, conclui.

Estrutura computacional da USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação prioriza o oferecimento de velocidade de comunicação para que todos os campi possam promover suas atividades de ensino, pesquisa, extensão universitária e administrativas. O serviço tem foco em três grandes especialidades da infraestrutura computacional:

Elementos de
Conectividade

10.700

equipamentos de rede

57.400

computadores conectados

6.800

equipamentos de wi-fi, dos quais 170 são externos (outdoors)

600 km

de fibra óptica

700 câmeras

do sistema central da USP de monitoramento eletrônico

interNuvem
Computacional

20 petabytes de disco

unidade de armazenamento que equivale a 1.024 terabytes ( e um terabyte equivale a 1.024 gigabytes)

11.200 núcleos de processamento

com 250 terabytes de memória RAM

High Performance Computing (HPC):

Cluster Águia: 128 servidores físicos com 20 cores de processamento, 512 GB de RAM e Filesystem com 45 TB para arquivos temporários

Cluster Lince: 32 servidores com 16 Cores de processamento e Filesystem com 55 TB para arquivos temporários

Sistemas de Informação Corporativos

61 subsistemas de informação

para 150 mil usuários

1.200.000 instâncias

de processos acadêmicos e administrativos informatizados por ano

280 mil contas

de e-mail com 5 petabytes de disco