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Infraestrutura tecnológica supera desafios de atividades remotas da USP
Para garantir conexão e recursos on-line a mais de 150 mil usuários, a Universidade prioriza na estrutura computacional a velocidade de comunicação para que todos os campi possam promover suas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão
09/07/2020
O desafio de adaptação ao sistema de educação a distância com a pandemia do novo coronavírus exigiu ações rápidas das instituições de ensino para manter suas atividades em funcionamento. Com quase 100 mil alunos matriculados na graduação e pós-graduação, mais de 5 mil professores e cerca de 14 mil funcionários distribuídos em oito campi do Estado de São Paulo, a USP já contava, antes da pandemia, com uma enorme infraestrutura computacional para a realização de suas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão universitária. A responsável é a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), um gigante em números de conectividade, com 600 quilômetros de fibra ótica, mais de 50 mil computadores e quase 7 mil equipamentos de wi-fi de grande alcance, somando-se ainda os dados relacionados a processamento e armazenagem que envolvem petabytes que atendem mais de 150 mil usuários que realizam mais de um milhão de processos por ano nos sistemas de informações da Universidade.
Apesar dos números que impressionam, o início do período de distanciamento social trouxe novas questões para a STI. “Em uma semana, uma ampla variedade de atividades foi realizada para manter a universidade funcionando com os servidores técnicos e administrativos em esquema de trabalho remoto e professores e alunos conectados para realização de aulas a distância. Em um curto espaço de tempo, a STI conseguiu atender as novas demandas com uma infraestrutura estável e confiável”, destaca João Eduardo Ferreira, superintendente de Tecnologia e Informação da USP. Mesmo um dos problemas que se apresentaram logo no início, que foi a impossibilidade de acesso de estudantes com necessidades socioeconômicas às atividades acadêmicas on-line, foi atendido com o investimento de R$ 1 milhão para a distribuição de 2.250 kits de acesso à internet, compostos de um chip para celular e um modem portátil com interface USB, habilitados para 20 gigabytes, considerando o acesso mínimo de 100 horas-aulas por mês.
Para as aulas on-line, professores e alunos puderam contar com acesso a serviços do Google Gsuite, Google Meet e Google Classroom, o Microsoft Teams, além das plataformas de educação a distância da USP e-Disciplinas, que controla desde a organização das turmas até a avaliação on-line, e o e-Aulas, para publicação de aulas em formato de vídeo. De acordo com a STI, em abril, os acessos às plataformas aumentaram bastante, como o e-disciplinas, que em uma semana recebeu aproximadamente 45 mil acessos diários; anteriormente a média era de 8 a 9 mil acessos. A infraestrutura da STI também possibilitou que os servidores da USP exercessem trabalho remoto sem prejuízo das atividades, no acesso aos sistemas corporativos que controlam toda a parte acadêmica e administrativa da Universidade,
Quantidade de disciplinas oferecidas a distância
Estimativas baseadas no uso das ferramentas
e-Disciplinas
edisciplinas.usp.br
disciplinas cadastradas
34.720
turmas em 2020:
5.403
usuários ativos (pico):
47.003
Google Classroom
Plataforma Google
turmas ativas (pico):
640
usuários ativos (pico):
11.389
Média de usuários ativos nas duas plataformas EaD da USP
As duas plataformas são os principais recursos para disponibilizar disciplinas on-line
e-Aulas
eaulas.usp.br
média geral:
34.720
média antes de 16/03:
5.403
média após 16/03:
9.181
e-Disciplinas
edisciplinas.usp.br
média geral:
39.747
média antes de 16/03:
22.458
média após 16/03:
46.397
Videoconferências
Considerando 30 dias (mês de junho de 2020) com o uso da plataforma Google Meet
236.109
videoconferências
com duração média de 1h37
381.710
horas mensais
Videoaulas
Considerando a plataforma de vídeos e-Aulas mantida pela USP e dirigida aos seus professores
1.300
novos vídeos por mês
desde abril de 2020
10.333.000
visualizações por mês
desde abril de 2020
Auxílio aos alunos com
dificuldades de acesso
2.250 kits
modem + chip + adaptador
20 GB de transmissão de dados por aluno por mês
Leia mais
Outras atividades emergenciais foram realizadas, como, por exemplo, a elaboração de tutoriais para o uso das ferramentas por professores e gestores, para orientar a preparação de videoaulas e videoconferências, reunidas no endereço videoaula.usp.br. Desde o início, a STI também disponibilizou uma equipe de atendimento on-line para resolver as várias dúvidas por e-mail, telefone e também pelo sistema OTRS, que faz a gestão de fluxos de trabalho, notificações e chamados.
E para manter a segurança de uma infraestrutura tão robusta? “A segurança das operações da Universidade segue as boas práticas adotadas pelo mercado e possui monitoramento constante para detectar ações suspeitas e para que eventuais incidentes possam ser tratados da forma mais rápida possível”, ressalta o superintendente da STI. Ele explica que também conta com uma “força tarefa” externa que monitora a infraestrutura computacional gerando relatórios periódicos de possíveis vulnerabilidades e ações para evitar ações suspeitas.
Toda essa infraestrutura permitiu que 90% das matérias teóricas ministradas pelos cursos de graduação no primeiro semestre do ano fossem oferecidas de forma remota, somando mais de 6 mil disciplinas. No caso da pós-graduação, 945 disciplinas dos programas estão sendo oferecidas no formato não presencial. As bancas de defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado também estão sendo realizadas remotamente.
“Mesmo tendo uma infraestrutura computacional robusta, necessária para o ensino a distância, o grande desafio está na produção de material didático e na utilização desse material pelos docentes e alunos de modo a viabilizar um novo o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento”, conclui.