Incubadora da USP ensina tecnologias web para solucionar problemas reais

No dia 15 de dezembro, público pode conferir os trabalhos em evento no campus Cidade Universitária, em São Paulo

 10/12/2018 - Publicado há 5 anos
Participantes da turma do curso Web/Dev – Foto Habits

A Habits Incubadora-Escola, sediada na USP em São Paulo, está finalizando a terceira edição do curso de resolução de problemas com tecnologia, o Web/Dev. O foco é o ensino de tecnologias web para construção de plataformas que resolvam problemas reais da sociedade, em especial os da zona leste da cidade, onde está localizado o campus. Em uma série de encontros práticos, o curso ensina programação web a interessados sem exigir experiência prévia.

No início do curso, os integrantes são divididos em grupos para desenvolver um protótipo de uma plataforma web (basicamente um site que trabalhe com dados de forma inteligente) para resolver um problema real da sociedade.  O problema pode vir dos alunos ou da comunidade da incubadora. A primeira opção é incentivada no curso, pois contribui na motivação dos participantes para o desenvolvimento das soluções.

Os encontros são facilitados por profissionais do mercado com larga experiência em design, programação e empreendedorismo – a última edição contou com a participação de profissionais da Amazon, Pagar.me, IBM, entre outras empresas. Os participantes recebem conhecimento teórico e praticam de forma simultânea, recebendo todo o apoio dos bolsistas e mentores da Habits Incubadora-Escola.

+ Mais

Incubadora da USP Leste fomenta o empreendedorismo

Incubadora da USP recebe prêmio por sua atuação social

O programa tem a duração de nove semanas, com aulas às quartas-feiras e aos sábados, nas quais são ensinadas tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, NodeJS, React, Firebase, Express, entre outras. Integraram esta, que foi a terceira edição do curso, 40 pessoas. Entre elas, alunos de nove diferentes cursos da USP e mais de 20% de alunos de fora da Universidade. Todos puderam participar mesmo sem nenhum conhecimento prévio em programação.

No dia 15 de dezembro, às 15 horas, haverá a apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Interessados em conhecer mais sobre esse programa ou sobre os resultados obtidos podem se inscrever aqui. A apresentação será na Arena Santander, localizada na Av. Luciano Gualberto – Praça dos Bancos, no campus Cidade Universitária da USP, no bairro Butantã, São Paulo.

A formação Web/Dev começou como uma iniciativa de alunos do curso de Sistemas de Informação (SI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.  Atualmente quem lidera a formação dentro da incubadora é o aluno João Guilherme da Costa Seike, bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP para desenvolver o projeto.

.

João Guilherme da Costa Seike, líder da formação WebDev – Foto: Habits

Conheci o WebDev após minha entrada na incubadora Habits. Logo de cara, notei que havia algo de especial sobre aquele projeto, ver pessoas de diferentes realidades e interesses se reunindo toda semana (inclusive aos sábados) para aprender sobre desenvolvimento web e trabalhar em projetos pessoais é algo que ilustra perfeitamente uma crença minha e do time Habits como um todo: conhecimento tecnológico é uma ferramenta que não deve ser monopolizada por pessoas da área, e sim difundida entre toda a população como meio para resoluções de problemas.

A Habits é um local de inovação e empreendedorismo destinado à formação de empreendedores de impacto e que queiram gerar transformações estruturais na sociedade por meio de novos negócios. Sediada no campus da USP na zona leste de São Paulo, a incubadora realiza diversos programas de formação – um deles é o chamado Web/Dev, com foco no ensino de tecnologias web para construção de plataformas que resolvam problemas reais da sociedade.

Mais informações pelo telefone (11) 3091-8153 ou pelo e-mail adm@habits.prp.usp.br

Texto da Habits


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.