Idosos hipertensos podem ser voluntários em pesquisa da USP

Atividade em São Paulo vai analisar as reações do grupo ao treinamento físico, com exercícios de bicicleta ou alongamento

 11/04/2019 - Publicado há 5 anos
Foto: Arte sobre foto de Patrick/Flickr

Pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, em São Paulo, estão recrutando idosos com hipertensão para participar de treinamento físico. O objetivo da pesquisa é analisar os benefícios dos exercícios sobre a pressão arterial e os mecanismos que a regulam, frente ao horário do dia em que eles são realizados, de manhã ou ao final da tarde.

O estudo precisa de homens ou mulheres com mais 59 anos e com hipertensão arterial diagnosticada. Os voluntários terão que realizar exercício aeróbio de bicicleta ou alongamento, três vezes durante a semana, ao longo de dez semanas. No programa de treinamento, serão feitos exames para avaliação cardiovascular, a partir da medida da pressão arterial e eletrocardiograma.

Os exercícios serão realizados em grupos de, no máximo, oito pessoas por sessão, sempre supervisionados por um profissional de Educação Física.

O trabalho integra um grande projeto de pesquisa. A parte de sistema vascular será o foco da tese de doutorado de Luan Morais Azevêdo, já a questão do sistema nervoso será referente ao projeto de pós-doutorado de Leandro Campos Brito. Ambos são orientados pela professora Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, do Departamento de Hemodinâmica da EEFE-USP.

Para participar, é necessário agendar entrevista pelo telefone ou WhatsApp através do número (11) 97139-3962 ou pelo e-mail luan.azvdo@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.