Identificação com a carreira é chave para evitar insatisfação profissional

A professora Tania Casado, coordenadora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, fala sobre a importância do planejamento profissional dos estudantes

 08/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:09
Foto: Divulgação
Ao escolher um curso, aluno deve levar em consideração sua personalidade e interesses pessoais | Foto: Divulgação

A jornalista Miriam Ramos, do programa Abrace uma Carreira, conversou com os integrantes do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP sobre mercado de trabalho, valores e mudanças profissionais.

A equipe do escritório, que busca contribuir com o desenvolvimento e planejamento profissional dos estudantes, é composta de 30 voluntários. Segundo os especialistas, a identificação com a carreira é fundamental.

A professora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, explica que o escritório, além de formar o profissional do futuro, atua no “momento xis” da evasão. Segundo Tania, que é coordenadora do projeto, muitas vezes, o aluno inicia um curso de graduação sem conhecimento da área e só anos depois pensa em desistir, ao descobrir que as disciplinas práticas não têm nenhuma relação com seus interesses.

Quem passou por essa experiência foi o voluntário do projeto Esteban Ferrari, que cursou mecatrônica. Se antes analisava coisas, hoje, Ferrari analisa pessoas. A questão da falta de tempo foi o que alavancou sua mudança profissional. Já a administradora Márcia Damia, vice- coordenadora do escritório, trabalhou no mercado com controladoria e finanças e, depois de um MBA, decidiu dar consultoria, buscando promover a integração das vidas pessoal, familiar e profissional.

Ouça os relatos no programa:

Bloco 1

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

Bloco 2

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

Bloco 3

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

Informações sobre o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP podem ser obtidas no site ou pelo e-mail carreiras@usp.br.

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, um especialista é convidado para contar suas experiências e responder às perguntas dos ouvintes. Participam ainda estudantes da área que relatam suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho.

O programa vai ao ar às quintas-feiras, das 13 às 14 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: email abrace@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.