Hospital Universitário da USP realiza cirurgia com apoio de impressora 3D

Protótipos usados em procedimento na mandíbula foram feitos em equipamento doado pela Receita Federal; benefícios representam ganho de tempo e precisão para alunos e pacientes

13/05/2021

Redação

Pela segunda vez, o Hospital Universitário (HU) da USP realiza uma cirurgia bucomaxilofacial com a ajuda de protótipos criados em impressora 3D. Profissionais, alunos e residentes da Divisão de Odontologia do hospital puderam adaptar placas de reconstrução e fixação mandibular para um procedimento chamado mandibulectomia, que é a remoção total ou parcial do osso do queixo. A impressora ANYCUBIC I3 MEGA foi apreendida e doada à USP pela Superintendência da 8ª Região Fiscal da Receita Federal.

“A cirurgia bucomaxilofacial utiliza placas de titânio, de diferentes espessuras e formatos, para a fixação dos fragmentos ósseos em casos de fraturas, remoção ou reposicionamentos. Essas placas devem ser contornadas e adaptadas às diferentes posições ósseas para a obtenção dos resultados desejados. Isto feito em modelos, em que as situações que correspondem aos procedimentos e sua execução já foram devidamente estudadas, corrigidas e resolvidas, fora do ambiente cirúrgico, traz precisão e rapidez”, explica José Benedito Dias Lemos, professor da Faculdade de Odontologia (FO) da USP e chefe técnico do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU.

Lemos conta que, além da impressão de próteses utilizadas em pacientes, os protótipos criados auxiliam no planejamento de todas as etapas da cirurgia em ambiente virtual. Imprimir modelos da área a ser operada, em tamanho real, permite “realizar“ o procedimento antes mesmo de sua execução no ser humano. “Isso traz um ganho de tempo importante no ato cirúrgico, com menor desgaste do paciente e trazendo maior previsibilidade na execução”, completa.

Foto: Reprodução/Youtube

José Benedito Dias Lemos, professor e chefe técnico do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU - Foto: Reprodução/Youtube

Mandibulectomia de grande extensão foi realizada em março de 2021 com impressão de protótipos e placas 3D. O paciente foi o segundo a ser beneficiado com o uso da impressora; outro caso de mandibulectomia parcial, sem reconstrução por enxerto, também teve a adaptação da placa em protótipo 3D.

Fez parte da equipe o cirurgião plástico Bernardo Nogueira Batista, que realizou a anastomose (ligação entre parte da artéria tibial com a artéria facial) para a reconstituição da mandíbula. O osso havia sido parcialmente envolvido por um tumor benigno invasivo e removido pela equipe da Cirurgia Bucomaxilo do HU.

Impressão de modelos da área a ser operada, em tamanho real, com impressora 3D ANYCUBIC I3 MEGA

Imagens feitas por Henrique Camargo Bauer, Shajadi Carlos Pardo Kaba e José Benedito Dias Lemos, assistentes do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU.

Informações digitais

As impressoras 3D já são uma realidade no ensino e nos serviços da USP. No caso da Divisão de Odontologia do HU, o equipamento foi viabilizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, unidade que originalmente recebeu a doação da Receita Federal.

“O papel da impressora na formação dos alunos e residentes é extremamente promissor, pois permite a aplicação prática de novas tecnologias na área da saúde”, celebra Lemos. O professor da disciplina de Traumatologia Maxilofacial afirma que um planejamento virtual adequado pode gerar informações digitais cada vez mais acuradas na obtenção de modelos 3D.

Desde 1983, o HU realiza cirurgias odontológicas por meio da Divisão de Odontologia. As atividades são organizadas no Serviço de Cirurgia e Traumatologia. A Divisão de Odontologia, junto da Faculdade de Odontologia da USP, é responsável ainda pelo Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU.

Impressora ANYCUBIC I3 MEGA doada para o Hospital Universitário da USP - Foto: Reprodução