.
Atuar no combate ao novo coronavírus é importante, mas muitos podem não saber de que maneira ajudar. Para solucionar possíveis lacunas entre informações, e incentivar doações, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, criou o portal ViralCure, com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de equipamentos e fortalecimento da estrutura do hospital neste período de pandemia de covid-19.
No endereço on-line é possível encontrar uma série de missões selecionadas pelo hospital para que as pessoas possam contribuir realizando doações. Elas envolvem desde a compra de máscaras para os profissionais da saúde à compra de equipamentos para a UTI do hospital, como respiradores. As missões foram construídas com base nas necessidades elencadas pelo Departamento de Gestão de Gerenciamento de Crise do hospital.
Todas as doações vão para a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) da USP, na qual os recursos serão gerenciados para as missões. A FFM é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1986 por alunos da Faculdade de Medicina, com o objetivo de atuar na promoção do ensino, pesquisa e assistência à saúde, além de apoiar atividades da FMUSP e do HC. O corpo de membros da entidade conta com conselheiros curadores e consultivos, formado por professores da Faculdade de Medicina, além de médicos do HC.
.
É possível doar para uma ou mais das cinco missões:
Abertura de novos leitos de UTI para pacientes em estado grave: com os fundos arrecadados, pretende-se realizar a compra de equipamentos, montagem e estruturação de novos leitos de UTI.
Resgate dos pacientes em estado grave: realizar o aluguel de ambulâncias para o transporte de pacientes que já têm sintomas graves e não podem se locomover sozinhos.
Projetos e estudos de pesquisa da covid-19: tem como objetivo dar largada no projeto COV, uma iniciativa do HC que envolve a criação de 12 projetos de pesquisa relacionados à família de vírus Corona, Sars, Cov, e covid-19.
Ampliação de diagnósticos para pacientes com sintomas da covid-19: ampliar a compra de equipamentos para a realização de teste e diagnóstico da covid-19 em pacientes.
Respiração artificial para pacientes em estado grave: O objetivo é ampliar o número de respiradores para pacientes com problemas respiratórios, na UTI.
Campanha Teach for Good: A iniciativa veio de empresas como a Wildlife, Loft e outras do ramo de tecnologia, além de startups e investidores, que uniram esforços para captar fundos para compra de máscaras para os profissionais da saúde.
.
Para doar, basta entrar no endereço on-line, informar nome, e-mail, celular e o valor a ser doado. Mais informações podem ser lidas no termo de doação.