Hospital da USP em Bauru tem inscrições para prática médica em cirurgias de crânio e face

Todos os cursos, dirigidos a médicos formados, envolvem práticas profissionalizantes em anomalias craniofaciais com ênfase nas fissuras labiopalatinas e deformidades da face, áreas em que o hospital é referência mundial

 06/01/2021 - Publicado há 3 anos
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais congênitas, síndromes associadas e deficiências auditivas – Foto: Freepik

.

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru oferecerá este ano a Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas, voltada a cirurgiões plásticos. Com duração de um ano e carga de 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas, o programa terá cinco vagas para candidatos graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica. Os selecionados também poderão contar com bolsas no valor de R$ 5.500,00, concedidas pela Smile Train – maior organização filantrópica internacional de fissura labiopalatina e parceira do HRAC-USP.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema Apolo (uspdigital.usp.br/apolo) até o dia 30 de janeiro. As provas estão marcadas para o dia 9 de fevereiro, na sede do HRAC, em Bauru.

A iniciativa inclui apoio financeiro para 100 cirurgias de fissura labiopalatina em centros especializados pelo País. Além disso, após a conclusão da bolsa, cada um dos cinco bolsistas se comprometerá a realizar 50 cirurgias, em pacientes atendidos em centros parceiros da Smile Train Brasil, totalizando 250 cirurgias reparadoras. O programa de bolsas conta com apoio do Rotary Club Campinas Sul e do Rotary Club Evanston-Lighthouse (dos Estados Unidos).

“Trata-se de uma excelente oportunidade para jovens cirurgiões plásticos aprimorarem prática e conhecimentos em cirurgias reparadoras. Este programa resultará também em importante contribuição para a formação de profissionais especializados, ampliando o acesso ao tratamento”, destaca o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). “É uma parceria que aproxima ainda mais a Universidade da sociedade, por meio da área de expertise do HRAC”, completa.

“Nosso objetivo é tornar esses cirurgiões multiplicadores de conhecimento, visando a atingir o número ideal de profissionais qualificados para a realização de cirurgias de fissura labiopalatina no País”, afirma Mariane Manfredini Goes, diretora para as Américas da Smile Train.

Outras práticas profissionalizantes

O HRAC-USP também oferece vagas para as Práticas Profissionalizantes em Rinologia – Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial (uma vaga), Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (três vagas) e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (três vagas).

Os cursos terão duração de um ano, com 40 horas semanais de atividades teórico-práticas. Os candidatos para as Práticas Profissionalizantes em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis e em Rinologia devem ser graduados em Medicina com residência médica concluída em Otorrinolaringologia. Já os candidatos para a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial devem possuir graduação completa em Odontologia.

As inscrições serão pelo Sistema Apolo (uspdigital.usp.br/apolo/) até o dia 22 de janeiro ou 12 de fevereiro, conforme o curso. A seleção para a Prática em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial acontecerá no dia 3 de fevereiro, no HRAC-USP. Já as datas das seleções para as Práticas em Rinologia e em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis serão divulgadas posteriormente.

Residência médica

O HRAC-USP oferece ainda uma vaga para a Residência Médica em Cirurgia Craniomaxilofacial, com bolsa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e da Universidade de São Paulo (USP).

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), o programa tem duração de um ano e é coordenado pelo professor Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O candidato deve ser graduado em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e/ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O valor da bolsa para profissionais de saúde residentes é de R$ 3.330,43.

As inscrições já podem ser realizadas pelo Sistema Apolo (uspdigital.usp.br/apolo/) até 30 de janeiro. A prova objetiva, prova prática e análise curricular ocorrerão no dia 10 de fevereiro, no HRAC-USP.

Relação de cursos e vagas

  • Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas (5 vagas) – inscrições até 30/1/2021
  • Prática Profissionalizante em Rinologia (1 vaga) – inscrições até 22/1/2021
  • Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (3 vagas) – inscrições até 12/2/2021
  • Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (3 vagas) – inscrições até 22/1/2021
  • Residência Médica em Cirurgia Craniomaxilofacial (1 vaga) – inscrições até 30/1/2021

Editais e mais informações

Todos os cursos são gratuitos e têm início programado para março de 2021. A Residência Médica em Cirurgia Craniomaxilofacial e a Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas contam com bolsas de estudo.

Foto: Divulgação / Centrinho – HRAC USP

O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, na cidade de Bauru. Os editais completos e todos os detalhes podem ser consultados no site www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao. Mais informações com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

.

 

Com informações de Tiago Rodella – Assessoria de Imprensa do HRAC/Centrinho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.