Arte sobre foto - Divulgação/Homem Virtual

Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde

Por meio de imagens dinâmicas tridimensionais das estruturas do corpo humano, com recursos de computação gráfica, projeto facilita ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia

15/07/2020

Crisley Santana

Entender anatomia, fisiologia e outros tópicos sobre saúde nem sempre é tarefa fácil pois os termos científicos utilizados tendem a dificultar a compreensão. Foi justamente para quebrar as barreiras comunicativas desses conteúdos que o Homem Virtual foi criado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O projeto utiliza computação gráfica 3D para criar imagens, vídeos e peças tridimensionais com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem sobre corpo humano e saúde.

Quando o projeto foi desenvolvido pela disciplina de Telemedicina da Universidade em 2003, já possuía o propósito de “promover entendimento e adesão sobre temas específicos de saúde”, conta o professor Chao Lung Wen, coordenador do Homem Virtual.  É por meio do uso da computação gráfica 3D que a ferramenta se baseia, reproduzindo partes do organismo humano, como músculos e estrutura óssea, além de demonstrar patologias, ações dos medicamentos e técnicas de procedimentos cirúrgicos. “Por meio dessa tecnologia há uma forma de comunicação capaz de abordar tópicos de maneira facilitada”. Essa facilitação faz com que o projeto beneficie muitas áreas, especialmente da educação, como os ensinos básico e médio, nas quais os conteúdos podem ser utilizados para demonstrar o funcionamento e as estruturas do corpo, por exemplo. 

Chao Lung Wen, chefe de disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP - Foto: Divulgação/Homem Virtual

Um modelo de aplicação da ferramenta pode ser observado no Programa Jovem Doutor, desenvolvido pela FM-USP. A iniciativa busca levar o conhecimento sobre o corpo humano para crianças e jovens  e utiliza o Homem Virtual para deixar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante.  “Trata-se de uma educação participativa para mudar a realidade de cada comunidade. A chamada educação cidadã em saúde. Esse é o Programa Jovem Doutor”, salienta o docente.  Nas atividades são utilizados vídeos, imagens e infográficos, como os que foram produzidos para explicar a pandemia de coronavírus.

Material da série Jovens Doutores contra epidemias

Projeto usa infografias para explicar para crianças e jovens como evitar a contaminação pelo coronavírus (clique nas imagens para aumentar)

O projeto Homem Virtual pode ser utilizado ainda no ensino superior, especialmente em cursos sobre saúde, cursos técnicos e centros culturais, por exemplo. No site do programa, é possível encontrar kits de estudo, sequências temáticas e dicas sobre o uso da ferramenta. Também existe um acervo específico com arquivos para quem pretende realizar a impressão em 3D de estruturas do corpo humano. Séries narrativas sobre temas de saúde são outro recurso disponível e, para finalizar, materiais específicos produzidos para smartphones e tablets.

Para ver todo o conteúdo,  há um formulário de cadastro disponível no item de menu “Acervo”, que solicita alguns dados básicos como nome, e-mail, estado, instituição e uma questão sobre o propósito do acesso ao conteúdo. Após o cadastro, a equipe do site envia informações sobre o acesso a todos os materiais. Os temas disponíveis vão de consequências do tabagismo à estrutura da pele.

Educação para o combate à covid-19

Durante a pandemia o projeto também tem atuado na produção de materiais explicativos. Além dos tópicos desenvolvidos para o Programa Jovem Doutor, um material em vídeo foi produzido para demonstrar como a doença se propaga e como é possível se proteger por meio da chamada etiqueta respiratória, entre outras recomendações, utilizando máscaras. “Se a pessoa falar ou espirrar, a máscara absorve as gotículas, reduzindo a chance de uma contaminação. É exatamente por isso que elas não devem ser tiradas quando a pessoa tosse ou espirra”, explica Chao. 

Todo o material é produzido por pesquisadores da disciplina de Telemedicina e passa por um processo de revisão científica antes de ser publicado. O professor destaca que esse tipo de recurso educacional pode ser utilizado como uma poderosa arma para combater o vírus. “Precisamos investir em educação e atitude. Não apenas nos preocuparmos com os leitos de instituições de saúde. Queremos que as pessoas não fiquem doentes, e não que vão para os hospitais”. Confira o vídeo abaixo. 

“Os serviços que quiserem abrir iniciativa para conscientizar a população sobre as recomendações científicas, entrem em contato para que nós façamos esse trabalho em conjunto. A educação é a melhor forma de prevenirmos o contágio”, finaliza animado o professor. Para entrar em contato com o Projeto Homem Virtual, basta enviar um e-mail para chao@usp.br ou acessar a aba “contato” do site homemvirtual.org.br.