Guia ajuda famílias e profissionais a entender a fissura labiopalatina

Livro tem capítulos assinados por diversos profissionais, pesquisadores e alunos do Centrinho da USP

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Da amamentação do bebê a medos e angústias diante da fissura, livro aborda os mais diversos temas – Imagem: Divulgação / Rede As Fissuradas

.
Foi lançado no último sábado, 19 de agosto, em São Paulo, o livro As Fissuradas – Guia de Informações sobre Fissura Labiopalatina. A proposta é apresentar essa condição congênita de forma clara e com linguagem simples – sem termos técnicos ou figuras de difícil compreensão –, para que todos possam ter a certeza de suas escolhas e evolução neste longo e importante tratamento.

O livro é organizado por Luiza Pannunzio, artista plástica, ilustradora e criadora da Rede As Fissuradas, e pela fonoaudióloga Daniela Aparecida Barbosa, professora universitária, colaboradora da rede e mestre pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

“A fissura labiopalatina, apesar de estar presente em um a cada 650 bebês brasileiros, ainda é pouco conhecida por grande parte da população. A maioria das informações sobre o tema é de revistas e livros científicos, cuja redação técnica torna a compreensão mais difícil. Temos aqui um rico material de consulta não só para as famílias, mas também para estudantes e profissionais da saúde”, destaca Daniela, na apresentação.

Os 14 capítulos da obra abordam temas como amamentação do bebê com fissura, tratamento cirúrgico, odontopediatria e saúde bucal, fala e terapia fonoaudiológica, prótese de palato, genética, medos e angústias diante da fissura, além de relatos de pessoas reabilitadas que já receberam alta do tratamento.

O livro tem capítulos de autoria de profissionais, ex-profissionais, pesquisadores, alunos e ex-alunos de diversas áreas do Centrinho: Beatriz Costa, Cleide Felício de Carvalho Carrara, Gisele da Silva Dalben e Márcia Ribeiro Gomide (Odontologia); Ana Paula Fukushiro e Renata Paciello Yamashita (Fonoaudiologia); Bruna Tozzeti Alves, Francine Ramos Santos, Homero Carneiro Aferri, Maria Daniela Borro Pinto e Melina Evangelista Whitaker (Prótese de Palato); Márcia Regina Ferro e Maria de Lourdes Merighi Tabaquim (Psicologia).

O prefácio é do professor José Alberto de Souza Freitas, mais conhecido como Tio Gastão, um dos fundadores e ex-superintendente do HRAC, aposentado em 2012..

A rede

Imagem: Divulgação / Rede As Fissuradas

As Fissuradas é uma rede de apoio para as famílias com filhos que nasceram com fissura labiopalatina e outras anomalias craniofaciais. Além da troca de conhecimento e experiências, um dos objetivos é mostrar que a fissura tem tratamento, que há completa reabilitação e que nenhuma família precisa se sentir sozinha nessa caminhada.

Saiba mais: www.asfissuradas.com e www.facebook.com/asfissuradas.

Título: As Fissuradas – Guia de Informações sobre Fissuras Labiopalatinas
Editora: Book Toy
Organizadoras: Daniela Aparecida Barbosa e Luiza Pannunzio

Aquisição disponível pelo site www.booktoy.com.br e em breve pela página www.facebook.com/asfissuradas.

Da assessoria de imprensa do Centrinho com edição do Jornal da USP

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados