Guardas-marinha recebem orientação financeira de projeto da USP em Ribeirão Preto

Pé de Meia é um projeto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Por - Editorias: Universidade, Extensão
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Guardas-marinha assistem palestra do projeto Pé de Meia - Foto: Divulgação
Guardas-marinha assistem palestra do projeto Pé de Meia – Foto: Divulgação

O Projeto Pé de Meia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, levou educação financeira a mais de 200 guardas-marinha do navio-escola Brasil, no Rio de Janeiro, no último dia 31 de maio. A aula fez parte da comemoração da 30ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).

“Os participantes são jovens que estão começando a vida adulta e logo terão responsabilidades financeiras importantes”, afirma o professor do Departamento de Economia Alexandre Nicolella, que ministrou a aula do Projeto junto ao aluno Renan Rossetti, monitor do Pé de Meia e vice-presidente da entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro.

Pela primeira vez, o diretor da FEARP, Dante Pinheiro Martinelli, teve a oportunidade de acompanhar uma aula do projeto fora das dependências da faculdade. “Fiquei impressionado. Esse é um projeto consolidado, que leva benefícios para a comunidade e consegue atingir diferentes públicos”, diz ele.

A aula no navio-escola Brasil foi uma iniciativa da parceria entre o projeto Pé de Meia e a Zetra, empresa de tecnologia para o mercado de crédito consignado. “No atual momento, em que cerca de 40% das famílias brasileiras estão endividadas, facilitar o acesso a esse tipo de informação aos guardas-marinha é algo muito satisfatório”, comenta Flávio Náufel, diretor Comercial, Comunicação e Marketing da Zetra.

Por meio da parceria com a empresa, o Projeto Pé de Meia já levou educação financeira a várias instituições públicas de cidades como Campinas, Vitória, Vila Velha e Recife. “Essa é uma parceria importante porque ajuda o Projeto a alcançar mais pessoas”, diz Nicolella.

Guardas-marinha

Renan Rossetti e Alexandre Nicolella recebem certificado - Foto: Divulgação
Renan Rossetti e Alexandre Nicolella recebem certificado – Foto: Divulgação

“Tivemos um recorde de atendimento em apenas uma única aula”, afirma o monitor do projeto, Renan Rossetti. Ao final da aula, os guardas-marinha formaram fila para tirar dúvidas com os palestrantes. As principais dúvidas foram referentes às formas de investimento. “Um dos questionamentos frequentes foi sobre que tipo de investimento é mais vantajoso que a caderneta de poupança”, explica Renan.

O navio-escola Brasil iniciará sua jornada no dia 18 de julho, saindo do Rio de Janeiro. O trajeto inclui outras paradas no Brasil e, em seguida, parte para a Europa, atracando em portos de países como Portugal e Espanha. O retorno está previsto para o mês de dezembro, quando os guardas-marinha completam a fase final de avaliação.

Pé de Meia

Foi com a ideia de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiar que surgiu o Pé de Meia, projeto desenvolvido pelo Clube de Mercado Financeiro, sob a supervisão do professor Alexandre Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima.

O piloto do projeto foi realizado em uma escola de Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio do ano seguinte, o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis e no mesmo ano foi destaque de reportagem do programa Globo Repórter. Desde então, já atendeu cerca de 3.500 pessoas e se estendeu para todo o Brasil.

Dulcelene Jatobá/ Assessoria de Comunicação FEARP

Mais informações: (16) 3315-0505

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados