Graduação em Ciências Fundamentais para a Saúde é opção para aluno USP mudar de curso

Curso é voltado para quem quer seguir carreira científica na área de saúde humana; ingresso é só por transferência interna

 Publicado: 08/10/2021
Curso forma profissionais voltados à pesquisa científica e à docência no Ensino Superior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Estão abertas, até 12 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do curso Bacharelado em Ciências Fundamentais para a Saúde, oferecido no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo. Diferentemente de outras graduações, o curso tem seu ingresso somente através de transferência interna e é voltado para quem já estuda na Universidade. Alunos de qualquer curso de graduação da USP podem se candidatar. 

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. O edital completo com as regras e condições para participar do processo de seleção está disponível aqui. São 10 vagas para o curso que começa no primeiro semestre de 2022.

A avaliação é composta de uma prova on-line com questões sobre química, física, biologia, matemática e inglês, todas de nível médio do ensino. Após a prova, o aluno é entrevistado pela Comissão de Seleção em conjunto com outros candidatos. A nota final é atribuída numa escala de 0 a 10, sendo considerado aprovado o candidato com nota final igual ou superior a 5.

Criado em 2005, o curso tem o objetivo de formar profissionais voltados à pesquisa científica e à docência no ensino superior, em áreas fundamentais para a saúde, como anatomia, biologia celular e molecular, histologia, embriologia, farmacologia, imunologia etc. Mas o curso também prepara o estudante para atuar no mercado de trabalho, em setores como indústrias de biotecnologia e medicamentos, agropecuária, bem como em laboratórios farmacêuticos e clínicos.

Com duração de oito semestres, a grade curricular inclui não só disciplinas próprias da área da saúde como imunologia, microbiologia, parasitologia, fisiologia, farmacologia e biologia celular e do desenvolvimento, mas também de bioquímica, matemática, computação, estatística, física e genética. 

O curso também possibilita que o aluno faça algumas matérias de pós-graduação, frequente seminários e reuniões científicas e faça estágios de iniciação científica nos laboratórios do ICB.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o curso de Ciências Fundamentais para a Saúde:

.

Bacharelado em Ciências Fundamentais para a Saúde
Inscrições: http://www.bit.ly/cfs-icb-2021
Edital disponível neste link

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.