Gestores e cientistas debatem adaptação à emergência climática em evento on-line

Encontro é promovido pelo Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP com transmissão pelo YouTube

 17/06/2024 - Publicado há 1 mês
Enchente no Rio Grande do Sul é uma das emergências climáticas em debate – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

.
Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, das 14h às 16h, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) promove o evento Adaptação à Emergência Climática: Como Avançar?, com discussões sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, as ondas de calor em diversas localidades e as secas e queimadas na Amazônia, em um contexto em que o aumento na frequência e intensidade de eventos extremos implica a necessidade de ampliar a capacidade adaptativa dos diferentes territórios brasileiros aos múltiplos danos associados à eles. Haverá transmissão on-line pelo canal da Canal da FSP-USP no YouTube.

O debate é coordenado pelas professoras Gabriela Di Giulio e Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, e tem a participação de Cristina Azevedo, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; Greice Pedro, da Seção de Mudanças Climáticas da Prefeitura Municipal de Santos, e Inamara Melo, coordenadora-geral de Adaptação à Mudança do Clima na Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente.

“A adaptação climática é uma agenda fundamental e ainda bastante desafiadora para o Brasil. Além de demandar recursos (humanos, econômicos, tecnológicos), informações climáticas e comprometimento político (nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal), a adaptação precisa conciliar ações que, ao mesmo tempo, reduzam os impactos negativos dos extremos climáticos, mas também atuem na redução de pobreza e impulsionem uma forma de desenvolvimento alinhada à sustentabilidade e à proteção da biodiversidade, garantindo justiça social, climática e ambiental”, afirmam as organizadoras do evento.

Para participar não é necessário inscrição. Não serão emitidos certificados de presença.

Adaptação à Emergência Climática: Como Avançar?
Data: 19 de junho de 2024
Horário: das 14h às 16h
Transmissão: Canal da FSP-USP no Youtube

.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.