Galeria virtual destaca primeiros professores da USP e Eméritos da área de humanidades

Exposições trazem informações sobre professores que participaram da fundação da USP e aqueles que deixaram um grande legado em pesquisas

 02/07/2021 - Publicado há 3 anos
Galeria aborda perfil e ações dos professores que participaram da criação da USP – Foto: Reprodução/FFLCH-USP

.
Quem passa pelos corredores do prédio da diretoria e da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo, pode conferir as exposições
Os Fundadores e Professores Eméritos. Desde o início do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, não é possível visitar o prédio. Mas a exposição pode ser conferida no site da FFLCH.

A exposição Os Fundadores contempla os professores da primeira turma de formandos (1936/1937) da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, a atual FFLCH. São fotos e informações biográficas de 33 professores.

Conhecer esses primeiros professores é retomar a história dos primeiros anos da USP. Em 25 de janeiro de 1934, o Estado de São Paulo criou a USP. Naquele momento, a Universidade incorporou escolas e faculdades já existentes na cidade de São Paulo, como a Faculdade de Direito, Escola Politécnica, Escola Livre de Farmácia, Faculdade de Medicina e Faculdade de Medicina Veterinária, além da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.

A então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras nasceu junto com a USP e, por isso, durante um tempo, a história da faculdade e da Universidade se confundem. A FFCL foi planejada para ser o centro da USP, reunindo várias áreas do saber – ciências exatas, humanas e biológicas.

Para lecionar na recém-fundada unidade, pesquisadores e intelectuais franceses, italianos, alemães e alguns poucos portugueses, espanhóis e estadunidenses vieram ao Brasil entre 1934 e 1944. A chegada desses estrangeiros possibilitou a criação de uma universidade com formações diversas, pouco exploradas até então no Brasil: a maior parte deles foi convocada para ministrar disciplinas de áreas como filosofia, biologia, química, física, matemática, história e sociologia.

Na galeria da exposição, há nomes como Afonso Taunay, Teodoro Ramos, Gleb Wataghin, André Dreyfus, Fernand Braudel, Claude Lévi-Strauss, Otoniel Mota, Giuseppe Ungaretti.
.

Galeria destaca professores que deixaram legado em suas áreas de estudo – Foto: Reprodução/FFLCH-USP

.
Eméritos

A exposição Professores Eméritos apresenta fotos e textos com as trajetórias de 62 docentes da FFLCH que receberam o título de Emérito, ou seja, professores que se distinguiram pelos serviços prestados em suas áreas de conhecimento. 

Entre os nomes está Aziz Ab’Saber, que contribuiu para o estudo da paisagem brasileira; Alfredo Bosi, grande intérprete da história cultural brasileira; Antonio Candido, referência intelectual no País, dedicou-se à crítica literária e à sociologia; Milton Santos, primeiro pesquisador oriundo da América Latina a receber o prêmio Vatrin Lud, considerado o Nobel da Geografia; Gilda de Mello e Souza, dedicou-se aos estudos sobre Mário de Andrade e da moda.

A exposição Os Fundadores pode ser acessada no link www.fflch.usp.br/galeriafundadores

A exposição Professores Eméritos pode ser acessada no link www.fflch.usp.br/galeriaemeritos

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.