Fuvest divulga número de inscritos no vestibular e carreiras mais concorridas

São 114.432 candidatos inscritos para o vestibular 2023, entre eles 10.389 treineiros; os cursos de Medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru são as carreiras mais concorridas na relação de candidatos por vaga

 21/10/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela prova de seleção para os cursos de graduação da USP, divulgou o número de inscritos para o próximo concurso vestibular: são 104.043 candidatos e 10.389 treineiros, totalizando 114.432 pessoas. Os treineiros são estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que prestam a prova para testar seus conhecimentos.

Os números apresentam um aumento com relação ao vestibular do ano passado, quando houve um total de 110.775 inscritos, dos quais 101.372 eram candidatos e 9.403 eram treineiros.

Também foi divulgado o ranking de concorrência das carreiras para o vestibular 2023. Na relação de candidatos por vaga, a carreira de Medicina em São Paulo ficou em primeiro lugar, com índice 118, seguida de Medicina em Ribeirão Preto, com 95,9 candidatos por vaga, e Medicina em Bauru, com 78,3.

Em número de inscritos totais para as carreiras, Medicina em São Paulo lidera o ranking com 14.401 candidatos. Direito, que reúne os cursos em São Paulo e Ribeirão Preto, ficou em segundo lugar, com 8.195, seguido de Medicina em Ribeirão Preto, com 7.193 inscritos.

Confira abaixo a tabela com as 40 carreiras com maior relação candidatos por vaga. Para ver a relação completa, clique aqui.

Sobre a Fuvest 2023

Para o vestibular 2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas, sendo 8.230 vagas oferecidas pela Fuvest: 4.961 serão de ampla concorrência e 2.173 vagas serão reservadas para candidatos EP e 1.096 para candidatos EP/PPI. As outras 2.917 vagas serão oferecidas pelo sistema que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

+ Mais

USP deverá ter novo sistema de ingresso via Enem para os cursos de graduação

A USP anunciou um novo sistema de ingresso que se chamará Enem-USP, onde os alunos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O sistema vai substituir o ingresso anterior realizado via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim o candidato que utiliza o Enem deixa de depender do sistema e do calendário do Sisu, podendo fazer a matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest. Saiba mais neste link.
.

Para mais informações, acesse www.fuvest.br.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.