Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase do vestibular e orientações de biossegurança

Prova terá rigoroso protocolo de saúde visando à segurança dos candidatos e dos colaboradores de aplicação; Fuvest orienta visitar o local de prova com antecedência

 15/12/2020 - Publicado há 3 anos
Arte sobre foto / 123RF

.

Programada para o dia 10 de janeiro, a primeira fase do vestibular 2021 para ingresso na USP já tem os locais de prova definidos. Os candidatos devem acessar o site na área do candidato, neste link, e informar o nome, CPF ou o número de inscrição para consultar o endereço em que devem comparecer.

A primeira fase é composta de 90 questões das disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, sendo que algumas são interdisciplinares.

O processo de seleção, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), terá nesta edição vários protocolos de segurança devido à pandemia de covid-19. Para a segurança dos candidatos e colaboradores que trabalham na aplicação da prova, a Fuvest divulgou dois documentos com as orientações que devem ser seguidas: o Protocolo de Prevenção da Covid-19, com medidas gerais, e as Orientações de Biossegurança aos Candidatos da Fuvest, com indicações específicas para o dia do exame.

Em resumo, as orientações são as seguintes:

  • visitar o local de prova com antecedência, evitando atropelos no dia do exame
  • observar seu estado de saúde antes do dia da prova e, caso não se sinta bem, procurar orientação médica (os casos em que os candidatos não poderão fazer a prova estão no documento Orientações de Biossegurança)
  • separar, para levar para o dia da prova, água e alimentos de baixa manipulação e de fácil ingestão (algumas escolas podem estar com os bebedouros interditados)

No dia da prova:

  •  usar máscara facial cobrindo nariz e boca durante todo o processo, podendo trocá-la por uma reserva, se necessário (só será permitido abaixar a máscara na sala para o reconhecimento facial e para a ingestão de água)
  • seguir as orientações das autoridades de saúde da sua cidade para o trajeto até o local da prova, sobretudo se tiver que usar transporte público
  • chegar à escola com antecedência, considerando que o portão será aberto às 12 horas, para evitar aglomerações dirigir-se diretamente à sala
  • a entrada e permanência de acompanhantes dos candidatos nas dependências das escolas não serão permitidas, salvo sob condição de saúde autorizada previamente
  • manter distância de 1,5 m dos demais candidatos ao transitar pela escola
  • seguir as orientações do fiscal (que estará de máscara e face shield) ao entrar na sala: ele vai garantir as orientações de biossegurança e não irá manusear documentos (RG)
  • manter a mesa de prova em sua posição para manter o distanciamento entre os candidatos e não trocar de lugar, mesmo que haja lugares vagos. Em caso de dúvida, o fiscal deve ser consultado
  • higienizar a mesa com o sachê de tecido embebido em álcool 70% que estará disponível para todos os candidatos
  • higienizar sempre as mãos com o álcool em gel que estará disponível em todas as salas, durante todo o período do exame (é permitido levar um frasco de álcool em gel de casa)
  • levar uma caneta esferográfica de tinta azul e evitar compartilhar material
  • para ingerir alimentos sólidos, verificar o local demarcado pela coordenação da escola (que será fora da sala)
  • a ida ao banheiro deve ser solicitada ao fiscal (a limpeza dos banheiros será reforçada durante a prova)
  • sair calmamente da sala ao término da prova, permitido somente a partir das 16 horas, não permanecer em corredores e evitar aglomerações

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.