Fuvest divulga calendário do vestibular 2022 para ingresso na USP

Calendário prevê 1ª fase em dezembro de 2021 e 2ª fase em janeiro de 2022; medidas de biossegurança que tiveram êxito no vestibular passado serão mantidas e aprimoradas

 08/06/2021 - Publicado há 3 anos

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame de ingresso na USP, divulgou o calendário de 2022. A prova da 1ª fase está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, enquanto as provas da 2ª fase devem acontecer nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. A divulgação da primeira lista de convocados deverá ocorrer em 4 de fevereiro.

As inscrições para o vestibular deverão ser realizadas entre os dias 16 de agosto e 1º de outubro. Já o período para solicitação de redução ou isenção de taxa vai de 14 de junho a 7 de agosto de 2021.

No vestibular 2021, a Fuvest implementou um conjunto de medidas de segurança sanitária contra a covid-19, que incluíam distanciamento mínimo entre carteiras em sala de prova, uso de máscara durante todo o exame, alimentação fora de sala, desinfecção de carteiras e disponibilidade de álcool em gel, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os colaboradores e supervisão e implementação do protocolo sanitário por equipe coordenada por equipe médica responsável.

O êxito dessas medidas permitiu à Fuvest elaborar o planejamento para o calendário do vestibular 2022, prevendo implementação das medidas pelo segundo ano consecutivo, a depender da situação da pandemia no país no período.

Novas obras exigidas

A Fuvest exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português. Com relação à lista do ano passado, três obras foram excluídas e três novos livros foram incluídos para a prova de 2022: Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade; Mensagem, de Fernando Pessoa; e Terra Sonâmbula, de Mia Couto.

Confira abaixo a lista de obras exigidas e os títulos que possuem análise em vídeo de especialistas da USP:

Poemas Escolhidos  – Gregório de Matos
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=UyuYuHPnuu8

Quincas Borba – Machado de Assis
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=16SzotpYQM8

Angústia – Graciliano Ramos
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=yeZM4f6hLaY

Campo Geral –  Guimarães Rosa
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=erLqu6n3nW4

Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=mActI9X0Yeg

Nove Noites – Bernardo Carvalho
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=rUxgXlCHKjY

Obras incluídas:

  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade
  • Mensagem, de Fernando Pessoa
  • Terra Sonâmbula, de Mia Couto

.

Com informações da Fuvest

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.