Fórum SP 21 recebe trabalhos sobre planejamento urbano da cidade de São Paulo

Plano Diretor e Política Urbana são os focos das discussões; evento será on-line e reunirá cientistas, profissionais, estudantes e sociedade civil

 25/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 29/06/2021 as 15:35
Seminário vai debater instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos em São Paulo – Foto: Wikimedia Commons / CC

.
O Fórum SP 21 é um seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, seus instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século 21. Programado para ser realizado de 21 a 30 de setembro, está recebendo até o dia 26 de julho trabalhos relacionados a um dos 24 temas norteadores, descritos no Edital.

Os trabalhos, tanto de pessoas físicas como de coletivos, movimentos, entidades e órgãos públicos, podem ser submetidos no formato de texto (resumo expandido) ou vídeo. A inscrição é gratuita e deve ser feita on-line. Para conferir o Edital completo, com todas as instruções para a submissão de trabalhos, clique aqui.

O Fórum SP 21 será virtual, e está aberto à participação de toda a comunidade voltada à pesquisa, ao projeto, à intervenção e ao ativismo urbano, devendo reunir pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de órgãos e entidades públicas, profissionais e empresariais, movimentos sociais, associações de moradores, coletivos e demais interessados.

O seminário é organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Fapesp/Cepid), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP).

“No atual quadro nacional de crise econômica, social e democrática, de incertezas políticas e de desmonte da estrutura do Estado brasileiro, que envolve, entre outros, a desestruturação do apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico e a descrença nas políticas públicas, o Fórum SP 21 busca fazer uma avaliação aprofundada, lastreada em pesquisas e observações concretas, da experiência urbanística realizada em São Paulo, uma das cidades que mais avançaram na implementação do novo marco institucional urbano do século 21”, destacam as entidades organizadoras.

De abrangência multidisciplinar, o seminário visa a debater e sistematizar, a partir da apresentação de pesquisas, trabalhos, reflexões e experiências concretas, um amplo conjunto de avaliações amadurecidas que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos, com destaque para o Plano Diretor, formulado e implementado na cidade de São Paulo a partir do novo marco institucional criado pelo Estatuto da Cidade, aprovado há 20 anos, e que teve como desdobramento na cidade os planos diretores de 2002 e 2014, e o atual ordenamento urbanístico do município, organizado no Sistema de Planejamento.

O Fórum SP 21 é um espaço para debater as políticas urbanas na perspectiva de oferecer críticas e sugestões para o aprimoramento das mesmas, utilizando o modelo on-line em razão da pandemia de covid-19, que, atualmente, tem impossibilitado a ampla participação da sociedade na definição de políticas públicas que afetam a população em seu dia a dia.

A programação do Fórum SP 21 está sendo montada pela Comissão Organizadora e será divulgada em breve no site oficial do evento. Para apresentar e tirar dúvidas sobre a chamada de trabalhos para o Fórum SP 21, os organizadores do evento promovem uma coletiva de imprensa e sessão pública de esclarecimentos no dia 1 de julho, quinta-feira, às 11 horas, no Google Meet https://meet.google.com/ykb-nsjt-ehc .

Está prevista para o dia 15 de outubro a divulgação da síntese das sessões e dos resultados do Fórum 21 pelas relatorias. Os Anais do Fórum SP 21 devem ser publicados até 15 de dezembro.

Para conferir o Edital completo acesse https://sites.usp.br/forumsp21/

.

Texto adaptado do Centro de Estudos da Metrópole

Atualizado em 29.06.2021

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.