Formação em física abre universo abrangente de trabalho

O professor Otaviano Helene, do Instituto de Física da USP, fala sobre a vida de físico no programa Abrace uma Carreira

 15/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 19/08/2016 as 10:47

 

Detalhe de equipamento do Laboratório de Cristalografia do Instituto de Física | Foto: Marcos Santos
Detalhe de equipamento do Laboratório de Cristalografia do Instituto de Física | Foto: Marcos Santos

A física é uma ciência muito ampla e estuda a natureza nos seus aspectos mais fundamentais. Atualmente, há muitas subáreas, como a física quântica, termodinâmica, nuclear, astrofísica, e física de matéria condensada. É o que conta o professor Otaviano Helene, do Instituto de Física (IF) da USP no programa Abrace uma Carreira.

Além de pesquisas na área, Helene também se dedica a produzir artigos em revistas, cursos de extensão e livros, com o objetivo de divulgar a ciência para o grande público. Uma de suas obras mais recentes é o livro Um Pouco da Física do Cotidiano.

Em conversa com a jornalista Miriam Ramos, o físico fala sobre como começou seu interesse pela área, esclarece dúvidas sobre a formação em física e comenta alguns aspectos do dia a dia que envolve os conhecimentos dessa ciência.

 

Bloco 1

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

Clique aqui para fazer o download

Bloco 2

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

Clique aqui para fazer o download

Bloco 3

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

Clique aqui para fazer o download

 

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, um especialista é convidado para contar suas experiências e responder às perguntas dos ouvintes. Participam ainda estudantes da área que relatam suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP, com frequência modulada em 93,7 MHz, às quintas-feiras, das 13 às 14 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: email abrace@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.