Festival dos 50 anos da Capoeira no Cepeusp terá programação especial aberta ao público

Programação gratuita no Centro de Práticas Esportivas da USP, no bairro do Butantã, vai de 19 a 24 de setembro e inclui palestras, oficinas, aulas abertas, além de vivências com comunidades indígenas

13/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/09/2022 as 13:30
Prática de capoeira no Cepeusp – Foto: Divulgação/Cepeusp

.
Implementada em 1972 pelo professor e Mestre Gladson de Oliveira Silva, a Capoeira do Cepeusp está comemorando 50 anos em 2022. Referência educacional e cultural dentro e fora da USP, reúne ações que envolvem aulas regulares, apresentações culturais, aulas especiais, intercâmbios e parcerias institucionais com diversas unidades da USP, congressos, clínicas e seminários, acervo documental, publicações de livros e artigos. Ao longo desse meio século de história, a Capoeira vem contribuindo para a formação acadêmica, cultural e humana de centenas de alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e professores da USP, com muita ginga e ao som de berimbaus, atabaques e pandeiros.

Como parte das comemorações dos 50 anos da Capoeira do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) será realizado, de 19 a 24 de setembro, o Festival 50 Anos – Capoeira Cepeusp. Sob a coordenação do professor Vinicius Heine, o evento conta com uma ampla programação, gratuita, de palestras, oficinas, apresentações e aulas abertas. O objetivo é promover a vivência da capoeira enquanto arte, esporte e manifestação cultural que envolve elementos de música, movimento, jogo, luta e dança.

As atividades são voltadas para diferentes públicos, que vão de alunos, professores e funcionários da USP e também da comunidade externa. Haverá aulas e oficinas especiais para crianças a partir de 2 anos de idade (capoeira pais e filhos), crianças de 6 a 10 anos (capoeira infantil), adultos e terceira idade (a partir de 60 anos) e pessoas com deficiência intelectual.

Entre os destaques da programação, está a mesa de abertura, que vai discutir a importância da arte e do esporte na formação do aluno de graduação da USP, e a apresentação e vivência de Xondaro: manifestação tradicional da cultura originária dos povos Mbya-Guarani, que contém aspectos de arte marcial, dança e música. Para participar é necessário preencher o formulário neste link.

Veja a programação completa a seguir:

19 de setembro – segunda-feira

17h – Abertura do Festival
Mesa interinstitucional presencial com transmissão on-line ao vivo:
Tema – A importância da Arte e do Esporte na formação do aluno de graduação da USP
Integrantes: prof. Aluísio Augusto Cotrim Segurado (pró-reitor de Graduação da USP), prof. Emilio Miranda (diretor do Cepeusp), prof. Danilo Silva Guimarães (Instituto de Psicologia da USP), prof. Gladson de Oliveira Silva (Mestre Gladson). Mediação: prof. Vinicius Heine (Cepeusp)
Local: Auditório A – Cepeusp
18h30 – Atividade de integração: Capoeira e Samba de Roda
Mestre Alcides de Lima
Local: Salão Multiuso – Cepeusp

20 de setembro – terça-feira

10h – Aula aberta: Capoeira Pais e Filhos, com prof. Vinicius Heine
11h – Aula Aberta de Capoeira, com Mestre Gladson
12h – Roda de Capoeira
Local – Sala 2 do estádio ou gramado do Cepeusp
18h – Aula Aberta de Capoeira, com Mestre Chiquinho
Local – Sala 1 do Estádio

21 de setembro – Quarta-feira

10h – Palestra: A Rede Indígena da USP, com o prof. Danilo Silva Guimarães (Instituto de Psicologia da USP)
11h – Apresentação e vivência de Xondaro: manifestação tradicional da cultura originária dos povos Mbya-Guarani, com o grupo indígena da Terra indígena do Jaraguá
12h – Roda multicultural: Xondaro e Capoeira
Local: gramado do Cepeusp
18h – Aula aberta de Puxada de Rede e Capoeira, com Mestre Sargento
19h30 – Roda de Capoeira e Samba de Roda
Local: Sala 1 do estádio do Cepeusp

22 de setembro – quinta feira

10h – Capoeira Infantil (crianças de 6 a 10 anos), com Mestre Gladson e prof. Vinicius
11h – Aula Aberta de Capoeira, com Mestre Michel Gomes
12h – Roda Aberta de Capoeira
Local: Módulo 5 ou gramado Cepeusp

23 de setembro – sexta-feira
10h – Aula Aberta de Capoeira para a Terceira Idade (60+), com Mestre Gladson e prof. Vinicius Heine
Local: Salão Multiuso
11h – Aula Especial: Capoeira e Condicionamento Físico Integrado, com prof. Vinicius Heine
Local: Sala Individualizada
16h30 – Aula de Capoeira para Pessoas com Deficiência Intelectual, com Mestre Tucano Preto (Ricardo Silva)
18h – Aula Aberta de Capoeira, com Mestre Tucano Preto

24 de setembro – sábado
11h – Aula Aberta de Capoeira para todos, com a Mestra Mara
Local: Salão Multiuso
14h – Aula de Capoeira e Inclusão Social, com Mestre Marcio Santos Rodrigues – Projeto Capoeira Escola
15h – Palestra: 50 Anos da Capoeira do Cepeusp, prof. Vinicius Heine (Cepeusp) e Gladson de Oliveira Silva (Mestre Gladson)
16h – Formatura e troca de cordas
17h – Comemoração dos 80 anos do Mestre Gladson
18h – Roda de Confraternização
Local: Salão Multiuso Cepeusp

Para participar, faça a inscrição neste link. Para saber mais, acesse o site do Cepeusp.

.