Feira de profissões da USP no campus Butantã informa sobre cursos e carreiras

Gratuita, a Feira USP e as Profissões acontece de 1º a 3 de setembro na Praça do Relógio; evento também oferece atividades interativas, orientação vocacional e instruções sobre as formas de ingresso na Universidade

 15/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 31/08/2022 as 8:26
Estudantes na Feira USP e as Profissões em 2018 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O campus Butantã da USP recebe, de 1º a 3 de setembro de 2022, a 16ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br.

Após nove anos da última edição realizada no campus, o evento retorna à Cidade Universitária e traz variadas possibilidades aos estudantes, aproveitando a proximidade com as unidades de ensino, museus, laboratórios e com o ambiente que o jovem poderá encontrar como aluno, inclusive com atividades sendo realizadas em diversos destes locais.

Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade. A dimensão que alcançou nos últimos anos demonstra essa importância especialmente porque dialogar com a sociedade é um dos pilares de nossa missão. Durante a feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, assim como com suas famílias, buscando orientá-los do melhor modo possível a planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite,  pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da Universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grades de disciplinas, conteúdos programáticos, vida universitária e as especializações.

Também serão fornecidas orientações a respeito das formas de ingresso na Universidade e dos programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. Aos professores, haverá divulgação dos cursos de extensão que a USP oferta, muitos deles gratuitos.

Além do local principal, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a USP pelo passeio Giro Cultural, que percorrerá diversos locais do campus em um ônibus.

Algumas atividades serão realizadas em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. Para alimentação, a edição 2022 contará com uma estrutura de food trucks. Bolsões especiais de estacionamento serão destinados para acomodação de ônibus.

Atividades interativas

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) realizará oficinas, como a de Orientação Vocacional. Nos anos anteriores, o estande vocacional foi um dos mais procurados pelos visitantes e desta vez a atividade será realizada diretamente no instituto.

Além dessa ação, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como:

– O grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

–  O Show de Física, criado há mais de 38 anos, realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– Oficinas do Coral da USP trazem desafios e diversas estratégias para trabalhar a voz em abordagens coletivas e individuais. Visando ao aprimoramento da consciência corporal, as dinâmicas do coral trabalham questões como postura, respiração, emissão, articulação, ressonância e musicalidade;

– Sessões de cinema gratuitas com o Cinusp;

– Apresentações musicais da Orquestra Sinfônica da USP;

– A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da USP, possibilita conhecer o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras em uma estrutura de 40 metros cúbicos;

– Oficinas esportivas com a equipe do Centro de Práticas Esportivas;

– Exposições de acervos dos museus da USP;

– Salas de bate-papo.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A escolha da profissão

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

A pró-reitora comenta que a procura tem crescido mesmo após dois anos em formato digital.

“Tivemos um alcance surpreendente deste evento mesmo em formato digital, com cerca de 1 milhão de acessos nas últimas edições. No formato presencial a procura atingia cerca de 70 mil pessoas nos três dias de evento, mostrando a demanda que existe por esse tipo de informação sobre as carreiras e as possibilidades de os candidatos conseguirem vagas aqui na USP. A feira é mais uma estratégia para democratizar o acesso à universidade pública e gratuita, pois mostra que todos podem e devem ter acesso a uma das melhores universidades do mundo”, ressalta Marli.

O evento

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões, que realiza também visitas monitoradas nas unidades de ensino ao longo do ano.

A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP. Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, as edições foram on-line.

De acordo com o Anuário da USP, atualizado em 2021, são oferecidos 329 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, além de 439 programas de mestrado e 405 de doutorado, com 60.817 alunos matriculados na graduação e 29.454 na pós-graduação, divididos em 13.980 no mestrado e 15.474 no doutorado.

Feira USP e as Profissões 2022

Quando | De 1º a 3 de setembro de 2022 (quinta a sábado), das 9h às 17h
Onde | Praça do Relógio, campus Butantã da USP
Como chegar
Portaria 1 – Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga
Portaria 2 – Av. Escola Politécnica, altura do número 403. Acesso de ônibus pela Portaria 2
Portaria 3 – Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do número 2.900
Inscrições e credenciamento | A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br

Contato para dúvidas e informações: uspprofi@usp.br.

.

Texto: Elcio Silva, Assessoria de Comunicação da PRCEU

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.